Irmãos Marinho, donos da Globo, serão chamados a depor na Polícia Federal e podem ser presos

Portal Plantão Brasil
15/11/2017 20:58

Irmãos Marinho, donos da Globo, serão chamados a depor na Polícia Federal e podem ser presos

0 0 0 0

5964 visitas - Fonte: Brasil247

Os advogados dos três filhos do falecido jornalista Roberto Marinho, Irineu, João e José, ainda não receberam instruções sobre o possível interrogatório de seus clientes na Polícia Federal; “mas o processo está em andamento”, afirmou à reportagem do Correio do Brasil uma fonte na Justiça Federal, nesta quarta-feira. A família Marinho foi citada, ainda, em dois outros escândalos de corrupção. A polícia internacional (Interpol) desvenda o envolvimento destes empresários em crimes do Panamá Papers e, agora, no Paradise Papers. Ambos foram apurados pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (Icij, na sigla em inglês).







Na véspera, as Organizações Globo foram citadas por corrupção ativa pelo executivo argentino Alejandro Burzaco. Ele é delator do esquema de propina na Federação Internacional de Futebol (Fifa, na sigla em francês).



Propinas



Burzaco acusou; além da TV Globo, a Fox Sports e a Televisa por pagamento de propinas em troca de direitos de transmissão de torneios ligados à Conmebol. A acusação ocorreu na tarde passada, durante uma sessão do julgamento de cartolas sul-americanos no Tribunal Federal do Brooklyn, em Nova York, EUA. Um dos réus é o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.



Ex-executivo da empresa de marketing esportivo Torneos y Competencias, Burzaco confessou ter dado propinas a Marin, entre 2012 e 2015; ao paraguaio Juan Ángel Napout, entre 2010 e 2015; e ao peruano Manuel Burga, de 2010 a 2013. O objetivo era obter favorecimento na negociação de contratos de transmissão televisiva.



Segundo afirmou o delator, grupos de mídia também pagavam subornos para obter os direitos. Ele citou ainda a TV Globo (Brasil), Fox Sports (EUA), Televisa (México); Media Pro (Espanha), Full Play (Argentina) e Traffic (Brasil).



Nota oficial



Por meio de nota, a Globo afirmou, “veementemente”, que “não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina”. E ressaltou que não é parte dos processos que correm na Justiça norte-americana.



— Qualquer coisa que os irmãos Marinho disserem, nessa fase do processo, poderá ser usada contra eles em um possível julgamento a que precisarão responder — acrescentou aquela fonte, ao CdB.



Ainda segundo a nota, “em suas amplas investigações internas, (a Globo) apurou que jamais realizou pagamentos que não os previstos nos contratos. Por outro lado, o Grupo Globo se colocará plenamente à disposição das autoridades americanas para que tudo seja esclarecido. Para a Globo, isso é uma questão de honra”, afirma o comunicado.



Globo Esporte



Ainda segundo Burzaco, o diretor do Globo Esporte da época, Marcelo Campos Pinto, teria se encontrado, em 2012, com cartolas do esquema. A PF quer apurar se os irmãos Marinho comandavam o esquema. No encontro com Julio Humberto Grondona, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Alejandro Burzaco teriam acertado o repasse de $ 600 mil a Marín e Del Nero.







Burzaco se entregou às autoridades em 2015, após a prisão de diversos cartolas da Fifa na Suíça. No julgamento, Marin é acusado de cobrar propinas em contratos de transmissão e marketing relativos à Copa do Brasil, à Copa América e à Libertadores.



O caso é julgado nos Estados Unidos porque o ex-presidente da CBF e os outros cartolas no banco dos réus teriam usado o sistema bancário norte-americano para movimentar dinheiro fruto de subornos.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians