Moro diz que ir a eventos de candidatos e deputados tucanos não é ser partidário. Você concorda?

Portal Plantão Brasil
28/10/2016 18:11

Moro diz que ir a eventos de candidatos e deputados tucanos não é ser partidário. Você concorda?

0 0 0 0

1882 visitas - Fonte: Jornal GGN

Na decisão de auto-defesa de Sérgio Moro, assinada nesta quarta-feira (26) e obtida pelo GGN, justificando que tem a competência e não é suspeito para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o magistrado do Paraná nega relações polêmicas com a imprensa, participações em eventos políticos e se contradiz.



A defesa de Lula afirmou que o juiz seria suspeito por sua relação com grandes veículos de comunicação. Como exemplo, os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira lembraram dos eventos de jornais que contaram com a participação ou homenagem a Moro, o livro lançado sobre a Operação Lava Jato escrito pelo repórter da TV Globo Vladimir Netto, entre outros fatos noticiados.



Para a maioria destes episódios expostos pela defesa de Lula, Moro restringiu-se a responder: “Faltou ao Excipiente [advogados do ex-presidente] esclarecer como atos de terceiros podem justificar a suspeição do julgador” ou em crítica direta e sem mais aprofundamentos: “Falta seriedade à argumentação da Defesa do Excipiente no tópico, o que dispensa maiores comentários”.



Mas quando Zanin e Teixeira mencionaram a relação política de Sérgio Moro, ao participar de eventos organizados ou protagonizados por candidatos, como o eleito à Prefeitura de São Paulo, João Dória (PSDB), Moro respondeu: “Trata-se aqui de afirmação falsa. Este julgador jamais participou de evento político”.



Completando, em contradição às respostas anteriores de negar sua relação com grandes veículos: “Nenhum dos eventos citados, organizados principalmente por órgãos da imprensa, constitui evento político.”



Ainda com respostas não compatíveis ou suficientes para os questionamentos formulados pela defesa de Lula, Moro afirmou que o fato de o ex-presidente ser alvo de calúnias desses grandes jornais não implica relação com Moro nestes casos.



“Quanto à afirmação do Excipiente de que seria vítima de calúnias ou difamações por parte dos órgãos de imprensa organizadores dos eventos, oportuno lembrar que, ainda que isso fosse verdadeiro, não controla este julgador a linha editorial de tais órgãos de imprensa.”



O magistrado do Paraná solicitou, então, espaço para esclarecer a sua participação em dois eventos da LIDE, empresa do então candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, João Dória Junior: para um deles, realizado em setembro de 2015, Moro apenas afirma que a data era “muito distante da eleição municipal”, e para o segundo, já em março deste ano, apesar de ter sido organizado pela LIDE de Dória, afirmou que Dória não compareceu.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians