Dilma pede resistência a "tendências antidemocráticas"

Portal Plantão Brasil
1/4/2016 18:32

Dilma pede resistência a "tendências antidemocráticas"

Durante a cerimônia de assinatura de Atos para a Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas, nesta sexta-feira (1º) no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que é necessário estar vigilante e resistir às "tendências antidemocráticas".

0 0 0 0

450 visitas - Fonte: Portal Vermelho

"Temos que entender que democracia tem forma e conteúdo. Hoje, o Brasil tem os dois aspectos da democracia ameaçados. O aspecto formal, aquele que as leis garantem, que as leis regulam, é como se fossem as regras do jogo. As regras do jogo não podem ser rompidas, porque se se rompem, comprometem o jogo, torna o jogo suspeito, torna a relação entre as pessoas problematizada", afirmou a presidente.



Dilma disse ainda que a “democracia tem forma e conteúdo" e afeta todas as dimensões da vida em sociedade, da forma como escolhemos nos relacionar. "E ela não pode ser rompida porque, caso se rompa esta regra, se compromete o jogo. E torna o jogo suspeito”, enfatizou.



O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse que a paz que o Brasil tanto almeja é fruto da Justiça e que, quanto mais o governo promover a dignidade, estarão construindo a paz.



“Hoje estamos empenhados em, garantir a ordem constitucional e o estado de direito democrático com direitos fundamentais, quando pessoas apegadas ao retrocesso se apegam com maior vigor a seus interesses. Não vai ter golpe, vai ter reforma agrária”, enfatizou.



Ela falou ainda sobre a discriminação racial que persiste no país, afirmando se tratar de um paradoxo vergonhoso que impõe dificuldades para parcela negra da população brasileira.



“Ainda mais num país que tem na matriz africana uma de suas raízes mais fortes, não podemos compactuar com o racismo”, destacou ela, ressaltando que o povo negro, além de sofrer com a discriminação, sofre também com a violência, “principalmente as mulheres e os jovens”.



Ela salientou, no entanto, o bom desempenho dos cotistas em Universidades públicas, destacou a força da superação. “Queremos uma democracia que não tenha preconceito, que não diga que uma religião é melhor do que a outra, e que olhe para a reforma agrária como um processo que beneficia a todos. Nosso povo sabe que, diante do desafio, é capaz de se superar”.



Para Dilma, o país acaba de dar um passo para diminuir ainda mais a sua imensa desigualdade ao desapropriar e distribuir terras. E ressaltou que os decretos de reforma agrária e posse de terras às comunidades quilombolas ajudam a produzir bem estar.



Dilma destacou que a assinatura de Atos para a Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas é um passo para diminuir ainda mais a imensa desigualdade da Nação.



“O acesso à terra bem cultivada significa riqueza para brasileiros e brasileiras”, disse a presidenta.



No evento, foi lançado o edital do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que disponibiliza mais de R$ 4 milhões para projetos que promovam a igualdade racial. Os recursos serão direcionados para três áreas de financiamento: fortalecimento de órgãos de promoção da igualdade racial; apoio a políticas públicas de ação afirmativa e a políticas para comunidades tradicionais.



Foram assinados, ainda, quatro decretos de regularização de territórios quilombolas, que beneficiam 799 famílias nos estados do Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe, num total de 22,2 mil hectares. As comunidades beneficiadas são: Caraíbas, de Sergipe; Gurupá, do Pará; Macambira, do Rio Grande do Norte; e Monge Belo, do Maranhão.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians