Dilma diz que ficou ‘estarrecida’ com trecho de relatório do FMI sobre Brasil

Portal Plantão Brasil
22/1/2016 15:41

Dilma diz que ficou ‘estarrecida’ com trecho de relatório do FMI sobre Brasil

Presidente diz que documento atribuiu previsões negativas à instabilidade política e à Lava-Jato

0 0 0 0

711 visitas - Fonte: O Globo

Saudada por gritos de “guerreira do povo brasileiro” e “não vai ter golpe”, a presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira, em reunião do diretório do PDT, que ficou “estarrecida” com um trecho do relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que atribuía as previsões negativas para o país, entre outros fatores, à instabilidade política no Brasil e ao alongamento das investigações dos malfeitos na Petrobras.



— Fiquei estarrecida com uma frase que li no relatório do FMI. (…) Ele atribuía essa situação à instabilidade política, e o segundo fator era o fato de as investigações quanto à Petrobras terem um prazo de duração maior e mais profundo do que esperavam. Tenho certeza que vamos estabilizar politicamente o país, vamos assegurar ao país a tranquilidade para voltar a crescer.



— É absolutamente normal que a oposição critique, que qualquer um se manifeste, mas não podemos aceitar que as questões essenciais para o país não sejam objeto de uma ação conjunta visando a garantir que voltemos a gerar emprego e renda. Faremos a nossa parte. Tem gente que acaba com programa social porque acha que tem que acabar, nós, não. Nós asseguramos, reformamos programas sociais para melhorá-los e preservá-los.



Dilma afirmou que o país vai voltar a crescer:



— Temos os fundamentos sólidos, mesmo diante dessa crise que se vê internacionalmente de forma mais clara. Somos capazes de crescer porque temos as bases bem sentadas. Teremos juntos uma grande missão nos próximos meses: esse jogo vai ser jogado agora, até março, junho. É aqui e agora que vamos decidir qual é o caminho do Brasil nos próximos anos – disse a petista.



Em Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, comentou, nesta sexta-feira, o estudo do FMI que aponta o Brasil como “o grande culpado” pela “década perdida” da América Latina. Segundo a instituição, a região terá dois anos seguidos de recessão, o que não ocorria desde 1982-1983. O ministro destacou que o Brasil é a principal economia da região e, por isso, o que acontece no país influencia os demais:



— O Brasil é a maior economia da região. Então, o que acontece no Brasil influencia a média da região.



Segundo Barbosa, o governo está trabalhando para estabilizar a atividade e fazer a economia voltar a crescer o mais rápido possível:



— Estamos trabalhando para estabilizar a economia e recuperar o crescimento o mais rápido possível. Isso vai beneficiar os brasileiros, mas também toda a América Latina.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians