CLIMA DE VELÓRIO E MUITO CHORO MARCA FECHAMENTO DE ESCOLA EM SP

Portal Plantão Brasil
30/10/2015 11:59

CLIMA DE VELÓRIO E MUITO CHORO MARCA FECHAMENTO DE ESCOLA EM SP

0 0 0 0

15009 visitas - Fonte: FALHA DE SP

Na saída da escola, um grupo de alunos se abraça, entre choro e palavras de consolo. "A gente está sendo obrigado a ir para outro lugar e a gente não quer", afirma Rembrandt Soares Santos, 14, estudante do 1º ano do ensino médio, do colégio Miss Browne, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo.



A cada aluno que passava pelo portão e encontrava o grupo abraçado na calçada, a emoção ganhava reforço. "Não acredito que a escola vai fechar", disse Andressa Almeida Silva, 17, estudante do 3º ano do ensino médio, enquanto era consolada por amigos.



A escola integra a lista de 94 colégios estaduais que serão "fechados" a partir de 2016 e que ganharão novas funções, como creches e escolas técnicas. A medida do governo Geraldo Alckmin (PSDB) tem encontrado resistência por parte de professores, pais e alunos, que vêm promovendo protestos desde o mês passado, quando anunciada.



Pela manhã, os alunos haviam feito uma festa de Halloween, após apresentação de trabalhos envolvendo diferentes séries, que acabou se tornando uma festa de despedida da escola. Estudantes e professores aproveitaram a reunião para fazer uma série de homenagens.



"A escola faz parte da nossa vida. Não tinha como não chorar com o fechamento dela. Todo mundo chorou, menino, menina, professores...", conta a aluna Eduarda Cristina Domingos da Silva, 17, que cursa o 3º ano do ensino médio.



Rembrandt se emociona ao falar da escola. "[A medida] não nos abala apenas estruturalmente, pelo fato de termos que ir para outro colégio, mas emocionalmente porque aqui a gente se apoia, é o nosso grupo, e estão desfazendo isso", diz.



Vinícius Reykariw, 16, estudante do 2º ano, critica o governo. "Fechar 94 escolas não vai ser solução para melhorar a educação. Precisa abrir mais escolas e não fechar. Um governador que fecha escolas e abre presídios, quer dizer, tenho certeza de que a educação nesse país não está certa", afirmou.



Ainda assim, os alunos têm esperança de reverter a situação e evitar que o colégio seja "fechado". "Faremos cartas, vídeos, protestos e um abaixo-assinado para mostrar ao governador a importância da nossa escola", diz Rembrandt.







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians