UMA RAZÃO DE NÃO INVESTIGAÇÃO DO SWISSLEAKS: HSBC TREINOU POR ANOS A INTELIGÊNCIA DO COAF

Portal Plantão Brasil
9/4/2015 10:04

UMA RAZÃO DE NÃO INVESTIGAÇÃO DO SWISSLEAKS: HSBC TREINOU POR ANOS A INTELIGÊNCIA DO COAF

0 0 0 0

994 visitas - Fonte: Jornal GGN

Por Antonio Barros



Depoimento de Fernando Rodrigues e a Inércia do COAF



Em depoimento à CPI do HSBC, o jornalista Rodrigues disse que o COAF teria se omitido na investigação dos desvios pelo HSBC Suíça.



Embora o jornalista tenha mantido uma posição aparentemente refratária à divulgação dos dados do HSBC Suíça, inclusive dos nomes dos envolvidos, por uma breve análise de fato, vê-se que lhe assiste certo grau de razão.



Há anos entendo que o HSBC é o banco internacional de falcatruas, não só na Suíça, Esta é a "descoberta tardia que há 6 anos está nos jornais do dito 1o mundo.



Os grandes valores desviados e/ou sonegados no Brasil vão para diversos paraísos fiscais, na maior parte das vezes pelo SEBAÇA.



Os "bacanas" brasileiros mantém em BVI, Sint Martin, Aruba, Seychelles, Tobago, Malta, Jersey Islands, Cook Islands, Dubai e outros endereços top level e de nomes chiques, valores só superados pela fina bandidagem "made in USA".



E Fernando Rodrigues disse da clara omissão do COAF, - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, com missão de Prevenir a utilização dos setores econômicos para a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, promovendo a cooperação e o intercâmbio de informações entre os Setores Público e Privado.



Ocorre que, embora tenha tão importante missão, há anos tem como m dos principais colaboradores, o Banco HSBC.



Como se lê no documento Relatório de Gstão 2011, encontrado em http://www.coaf.fazenda.gov.br/links-externos/Relatorio%20de%20Gestao%20de%202011_COAF_final.pdf/view , sob o título "Relatorio de Gestao de 2011_COAF_final.pdf"".




O Banco HSBC ministrou em 2011 o curso "Treinamento Operacional em Inteligência Financeira" em 12/4/2011.



Como em outros anos, HSBC e COAF mantiveram estreira colaboração, ao ponto de ser o HSBC o representante de bancos privados na inauguração da sede da COAF em Brasília.



O site COAF informa:



Ao inaugurar nova sede, o COAF lança publicações editoriais e homenageia personalidades



Em 23 de março de 2011, o COAF inaugurou sua nova sede na Quadra 1 do Setor de Autarquias Sul em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades de várias instituições públicas e privadas envolvidas na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. Na ocasião, o Presidente do Conselho lançou duas publicações do COAF – o Relatório de Atividades 2010 e o livro “Casos & Casos: I Coletânea de Casos Brasileiros de Lavagem de Dinheiro” – e rendeu homenagem a personalidades que se destacaram na área de inteligência financeira.



E, tal como em anos anteriores, sempre o Banco HSBC manteve um pé dentro do COAF.Se o Sr. Fernando Rodrigues não é louco, teve boas razões para indagar: por que o COAF nada fez? Há um frontal conflito de interesses para o banco sob suspeita participe das atividades do COAF, coisa antiga.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians