395 visitas - Fonte: Blog do Planalto
As reuniões do Comitê de Articulação Federativa serão coordenadas pelo vice-presidente Michel Temer, disse José Fortunati em entrevista. Foto: Renan Carvalhais – Gabinete Digital/PR
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, elogiou nesta quarta-feira (8), após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, a retomada do Comitê de Articulação Federativa (CAF). Fortunati, que é prefeito de Porto Alegre, afirmou que o diálogo regular e permanente permite, mesmo com as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo País, encontrar solução para as necessidades dos municípios.
“Com diálogo, é possível, em muitos casos, resolver problemas até históricos sem dispêndio de recursos. De outro lado, é importante discutir com o governo federal a orientação de alguns recursos, fortalecendo áreas que são nevrálgicas, como a área da saúde ou a mobilidade urbana”, disse. O CAF foi criado pelo decreto Nº 6.181, assinado pelo presidente Lula em 2007.
Fortunati acrescentou que as reuniões periódicas do comitê serão coordenadas pelo vice-presidente Michel Temer, que assumiu nesta terça-feira (7) a coordenação política do governo. O grupo contará também, ocasionalmente, com a participação da própria presidenta.
No encontro, segundo o prefeito, foi discutida a dívida dos municípios com a União, a questão da saúde pública, a renegociação do financiamento, a questão dos precatórios, piso salarial dos professores, entre outros temas. “Alguns deles já com encaminhamentos para que as discussões aconteçam de forma paralela, voltando para o comitê.”
Aeroporto Salgado Filho
Durante a entrevista, o prefeito Fortunati informou que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deverá ter a pista de pouso e decolagem ampliada em 950m. De acordo com ele, o anúncio foi feito pela presidenta Dilma.
Nos próximos, dias o assunto será tratado entre a prefeitura e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.