1241 visitas - Fonte: Jornal GGN
A CPI do HSBC, em sua primeira reunião, aprovou na quarta-feira um requerimento para realização de audiência pública com os jornalistas Fernando Rodrigues, do UOL, e Chico Otávio do jornal O Globo. O ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, também foi convidado. Os dois jornalistas foram convidados por serem os únicos no país a terem em mãos a lista de clientes do HSBC na Suíça, vazado por um ex-funcionário, em comoção mundial denominada SwissLeaks.
A CPI do HSBC teve início na terça-feira e vai investigar irregularidades praticadas pelo HSBC na abertura de contas, quando mais de US$ 204 bilhões foram ocultados do Fisco em mais de 100 países. Nesta lista a presença de 8.667 brasileiros, com estimativa preliminar de US$ 7 bilhões, aparentemente sem cumprimento das obrigações tributárias.
Na quarta-feira o senador Paulo Rocha (PT-PA) foi eleito presidente da CPI. A escolha do petista fez com que o jornal O Globo desqualificasse, em sua matéria, seu nome, colando ao senador que foi investigado no “escândalo do Mensalão”, mas sem lembrar que ele foi inocentado pelo STF pelo crime de lavagem de dinheiro quando ainda era deputado federal.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.