PIMENTA COBRARÁ AÇÃO DO MP CONTRA EVASÕES DO HSBC

Portal Plantão Brasil
17/2/2015 08:17

PIMENTA COBRARÁ AÇÃO DO MP CONTRA EVASÕES DO HSBC

0 0 0 0

1012 visitas - Fonte: Brasil 247

'Apesar do silêncio midiático nacional, a Receita Federal diz que, “por meio de sua unidade de inteligência, teve acesso a parte da lista contendo o nome de pessoas que supostamente possuíam relacionamento financeiro com o HSBC na Suíça. As análises preliminares de alguns contribuintes já revelam hipóteses de omissão ou incompatibilidade de informações prestadas ao Fisco Brasileiro, entre outros casos”, ressalta a jornalista Tereza Cruvinel, colunista do 247; segundo ela, amanhã, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) irá à Procuradoria Geral da República formalizar um pedido de providências contra os suspeitos



Apesar do silêncio midiático nacional, a Receita Federal informou em seu site que investigará os contribuintes brasileiros que integram a mega-lista de clientes que fizeram depósitos ocultos para burlar o fisco na unidade suíça do HSBC no escândalo global batizado de Swissleaks. Em mais de cem contas, depositantes de diversas nacionalidades ocultaram de seus governos mais de US$ 100 milhões. Dos 8.667 clientes que têm alguma relação com o Brasil, 55% têm nacionalidade ou passaporte brasileiros. Por isso a Receita fala em apenas 4,8 mil cidadãos envolvidos, quando diz:



“Nesta semana o ICIJ – International Consortium of Investigative Journalism (Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo) publicou a informação da existência de 6,6 mil contas bancárias abertas no Banco HSBC na Suíça, no período de 1988 a 2006, supostamente relacionadas a 4,8 mil cidadãos de nacionalidade brasileira, que totalizariam saldo em 2006/2007 no valor de U$ 7 bilhões.” Lá foram, com os governos tomando providências para identificar seus sonegodores e a imprensa repercutindo o escândalo, o HSBC trata de se defender. Anteontem fez publicar anuncio de página inteira nos maiores jornais ingleses pedindo desculpas a seus clientes.



A Receita diz que “por meio de sua unidade de inteligência, teve acesso a parte dessa lista contendo o nome de pessoas que supostamente possuíam relacionamento financeiro com aquela instituição financeira na Suíça. As análises preliminares de alguns contribuintes já revelam hipóteses de omissão ou incompatibilidade de informações prestadas ao Fisco Brasileiro, entre outros casos”. Diz ainda que alguns contribuintes já vinham sendo investigados sob a suspeita de ocultarem recursos no exterior.



Amanhã, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) irá à Procuradoria Geral da República formalizar um pedido de providências para identificar os brasileiros que figuram na lista e investigar crimes conexos, além dos de sonegação e evasão fiscal. Na ausência do Procurador-Geral Rodrigo Janot, que está nos Estados Unidos, ele deve ser recebido pela vice-procuradora geral Ella Viecko. Na semana passada ele protocou o mesmo pedido no Ministério da Justiça. Segundo funcionários do órgão, o ministro José Eduardo Cardoso deve determinar que o DRCI – Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e Cooperação Jurídica Internacional – entre no caso



Pimenta continua criticando o silêncio da mídia brasileira: “O assunto continua em pauta nos jornais do mundo inteiro. Vamos ver se quando o carnaval passar a desculpa para o silêncio acaba”.













APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians