PETROBRAS: POR QUE OS VALORES DAS LICITAÇÕES MUDAM?

Portal Plantão Brasil
11/2/2015 14:42

PETROBRAS: POR QUE OS VALORES DAS LICITAÇÕES MUDAM?

Condições de mercado, mudanças de escopo, ajustes de projeto justificam um aditivo.

0 0 0 0

737 visitas - Fonte: Conversa Afiada

A propósito da entrevista de Sergio Gabrielli – “Dava para pegar o Paulo Roberto ?” – o Conversa Afiada recebeu o seguinte comentário de um amigo navegante:



Israel Just da Rocha Pita



Discordo do ex presidente em dizer que não há como detectar e controlar a corrupção na Petrobras. Peço a ele que explique o por que das alterações constantes e em valores exorbitantes dos preços contratados nas licitações ?



Dá para se desconfiar, pois estes valores (ficam ?) bem acima da inflação ocorrida no período, e a corrupção era bancada por estes aumentos estratosféricos nos aditivos.



A empresa podia até adiantar a propina mas seria grandemente compensada com os aditivos que eram constantes. A Abreu e Lima serve de exemplo.



O que faltou à Petrobras foi um sistema de acompanhamento e de fiscalização.



E se a diretoria atual não criar mecanismos de fiscalização, irão surgir outros corruptos e corruptores. Isto é matemática simples do: +, -, x, / e =.





E obteve a seguinte resposta ao comentário:





É uma visão simplória do processo. Os aditivos são estudados e justificados com análises das motivações e explicações sobre as mudanças: condições de mercado, mudanças de escopo, ajustes de projeto, mudanças de quantitativos, chuva, condições de terreno, atrasos regulamentários etc…



Os aditivos não são feitos sem justificativas.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians