GOVERNO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA MONITORAR GASTO PÚBLICO

Portal Plantão Brasil
29/1/2015 10:58

GOVERNO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA MONITORAR GASTO PÚBLICO

0 0 0 0

801 visitas - Fonte: Exame

São Paulo - Os gastos do governo federal serão acompanhados por um novo grupo de trabalho, de acordo com decreto publicado hoje no Diário Oficial.



O Grupo de Trabalho Interministerial de Acompanhamento de Gastos Públicos do Governo Federal (GTAC) será formado por representantes da Casa Civil, Ministério da Fazenda, Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que terá a função de coordenação.



O grupo poderá selecionar programas e órgãos para analisar, criar subgrupos temáticos, convidar representantes públicos e apresentar relatórios.



Sua função mais ampla será a de propor medidas para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia do gasto público e da execução orçamentária, contribuindo assim para "o alcance das metas fiscais".



O ministro da Fazenda Joaquim Levy anunciou ainda em 2014 que a meta de superávit primário (economia do governo sem contar gasto com juros) deverá ser de 1,2% em 2015 e acima de 2% em 2016 e 2017.



Medidas de aumento de impostos como a volta da Cide e cortes de gastos em benefícios trabalhistas já foram anunciadas, sinalizando uma mudança de rumo na política fiscal. O governo fechou 2014 com seu primeiro déficit fiscal da história.



Na campanha presidencial do ano passado, a candidata Marina Silva falou em criar um Conselho de Responsabilidade Fiscal (CRF) para monitorar o cumprimento das metas fiscais e avaliar a qualidade dos gastos públicos.



A ideia já havia sido encampada por Eduardo Campos e foi proposta inicialmente pelo economista Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica de Antonio Palocci e diretor vice-presidente do Insper.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians