4228 visitas - Fonte: limpinhoecheiroso
A falta d’água se tornou um transtorno constante para os moradores da Zona Norte de Marília (SP). Sem abastecimento nas casas, várias pessoas se organizam em filas para buscar água e encher galões em uma fonte. Segundo eles, a espera chega a mais de uma hora.
Quem não tem carro para transportar os galões vai a pé e se arrisca ao atravessar a rodovia. “Essa é a única maneira que temos para ter água em casa. temos que enfrentar fila para fazer coisas simples em casa como lavar louça, roupas e limpar a casa. Até tomar banho está difícil”, conta o dono da oficina, Wanderley Osvaldo.
A prefeitura afirma que fica sem água quem não tem caixa d'água, mas os moradores discordam. A aposentada Maria Aparecida Santarelli, que mora no Jardim Santa Antonieta, investiu mais de R$ 1 mil instalando uma caixa d'água grande. Seria a solução, mas a água que vem pela torneira é pouca, não tem pressão suficiente para subir e encher a caixa O jeito foi comprar outra e colocar ano quintal, perto da torneira.
O bairro Santa Antonieta, na zona norte, é uma das regiões mais prejudicadas pelo problema no abastecimento. A prefeitura afirma que mais três poços estão sendo perfurados, mas vários moradores precisam ir até a casa de vizinhos para lavar roupa. Alguns deles chegam a ser receber cobranças de água no valor de R$ 130.
A prefeitura informou que o forte calor aumentou o consumo em toda a cidade. No caso da zona norte, foi colocado em prática um programa para perfuração de quatro novos poços. Um já está funcionando, o segundo foi concluído e agora será implantado um reservatório de 200 mil litros.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.