1787 visitas - Fonte: Exame
Obras na Refinaria Abreu e Lima (Refinaria do Nordeste- Rnest) em Pernambuco, em uma foto de 2013
São Paulo - Considerada hoje a obra em andamento mais cara do Brasil, a Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, deve deixar um prejuízo de 3,2 bilhões de reais para os cofres da Petrobras, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
A obra está no centro das investigações da Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção na estatal. O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa é acusado de superfaturar contratos da refinaria, que começou a ser contruída durante sua gestão na diretoria.
De acordo com a publicação, em 2012, estudos técnicos já teriam apontado o prejuízo. Mesmo assim, o Conselho de Administração da companhia aprovou a continuidade das obras. A atual presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, faziam parte do conselho naquela época.
Caso essas informações sejam confirmadas e seja comprovado que o conselha da Petrobras se omitiu ou agiu por má-fé, todos os envolvidos podem ser multados ou impedidos de gerir empresas de capital aberto, segundo o jornal.
Além de Graça e Mantega, os empresários Jorge Gerdau, dono da Gerdau, e Josué Christiano Gomes da Silva, dono da Coteminas, também eram membros do conselho da estatal.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.