752 visitas - Fonte: Portal Vermelho
A iniciativa, que gerou posicionamentos muitas vezes extremistas, continua sendo pauta de um debate ideológico sobre o direito à cidade. Atualmente, segundo estudos da Prefeitura de São Paulo, andam pelas ruas paulistanas mais de 500 mil ciclistas. A grande maioria utiliza a bicicleta não como instrumento de lazer, mas para fazer trajetos diários.
Um dos principais objetivos da ciclovia é justamente garantir a segurança e contribuir com a redução do número de acidentes e atropelamentos envolvendo ciclistas. A iniciativa de Haddad vai além. Ele quer garantir que o acesso aos órgãos decisórios que regulam o tráfego chegue muito além dos ciclistas. Recentemente, a prefeitura liberou a circulação de patins, skate, cadeiras de roda, triciclos, quadriciclos e bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas da capital.
Em meio às críticas de moradores bairros nobres da cidade, o prefeito Fernando Haddad se despede de 2014 com dever cumprido na mobilidade urbana da capital. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em novembro, 80% das pessoas consultadas se disseram favoráveis à implantação das ciclovias na capital. Na mesma semana, o Ibope mostrou que aumentou de 86%, em 2013, para 88% em 2014 o percentual de paulistanos a favor da construção e ampliação de ciclovias da cidade.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.