DILMA EMPOSSADA: 'PROJETO DE NAÇÃO TRIUNFOU'

Portal Plantão Brasil
1/1/2015 16:04

DILMA EMPOSSADA: 'PROJETO DE NAÇÃO TRIUNFOU'

0 0 0 0

1678 visitas - Fonte: Brasil 247

Na tarde desta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff foi empossada para o seu segundo mandato; no discurso, ela fez a defesa das conquistas recentes e prometeu mais mudanças; "temos a primeira geração de brasileiros que não vivenciou a tragédia da fome", disse ela; em seguida, falou de seus novos objetivos; "o fim da miséria é apenas o começo", afirmou; "o povo brasileiro quer democratizar cada vez mais a renda, o conhecimento e o poder"; ela também agradeceu o apoio "do maior líder popular da nossa história, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva" e colocou como prioridade do segundo mandato a reforma política; ela também anunciou o lema do segundo governo: 'Brasil, pátria educadora'; "só a educação liberta e abre as portas para um futuro próspero", disse Dilma



A presidente Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer (PMDB), tomaram posse há pouco de seu segundo mandato em cerimônia tradicional no Congresso. Em seu discurso, ela fez a defesa das conquistas recentes e prometeu mais mudanças. "Temos a primeira geração de brasileiros que não vivenciou a tragédia da fome", disse ela. Em seguida, prometeu novos objetivos: "o fim da miséria é apenas o começo", afirmou. Ao falar das mudanças, disse que "o povo brasileiro quer democratizar cada vez mais a renda, o conhecimento e o poder".



A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer tomaram posse às 15h31, no plenário da Câmara dos Deputados, para o segundo mandato. Na presença dos presidentes do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de autoridades estrangeiras, entre elas, os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além de ministros de seu governo e outros convidados, Dilma e Temer fizeram o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.



A cerimônia começou, após Renan Calheiro declarar aberta a sessão e a banda dos Fuzileiros Navais executar o Hino Nacional. Em seguida, Dilma e Temer fizeram juramento de compromisso com a pátria e o presidente da Câmara os declarar empossados. A presidenta, o vice, os presidentes do Congresso, da Câmara e do STF assinaram o termo de posse e, então, Dilma iniciou seu pronunciamento.



Depois do presidente do Congresso encerrar a sessão solene, os dois eleitos e seus acompanhantes seguem para a presidência do Senado. Antes de deixarem o Congresso, mas já na área externa, eles acompanharão mais uma vez a execução do Hino Nacional pelo Batalhão da Guarda Presidencial. A presidenta passará a tropa em revista e, só então, seguirá no Rolls-Royce para o Palácio do Planalto



As cerimônias de posse respeitam o protocolo foi definido em um decreto de 1972. No país, os servidores públicos devem ser empossados na presença de um superior. No caso do presidente da República, seu superior é o povo, representado pelos deputados federais. Por isso a cerimônia de posse é realizada na Câmara dos Deputados. Cerca de 1 mil autoridades nacionais e estrangeiras foram convidadas para o evento no Congresso, além de 450 jornalistas credenciados para cobrir a solenidade.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians