Prévia do PIB aponta queda de 0,26% no início do 4° trimestre

Portal Plantão Brasil
15/12/2014 12:08

Prévia do PIB aponta queda de 0,26% no início do 4° trimestre

Resultado contrariou analistas, que esperavam um avanço de 0,2% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2013, queda é de 0,87%

0 0 0 0

1337 visitas - Fonte: Veja

IBC-Br começou o quatro trimestre no campo negativo, em queda de 0,26% (Sergio Moraes/Reuters/VEJA)



O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), começou o quatro trimestre no campo negativo, em queda de 0,26% em outubro na comparação com setembro, informou o BC nesta segunda-feira. O resultado contrariou o esperado por analistas consultados pela agência Reuters, que projetavam alta mensal de 0,2% em outubro, de acordo com a mediana das projeções, sendo que a mais baixa delas apontava para variação zero no período.



Em setembro, o índice havia avançado 0,26% em relação a agosto. Na comparação com outubro de 2013, a retração é de 0,87%. No acumulado do ano, a queda é de 0,09%, e em doze meses, o resultado é positivo em 0,26%.



A atividade econômica brasileira saiu da recessão técnica no terceiro trimestre, porém com expansão mínima de 0,1% sobre os três meses anteriores. O número reflete a dificuldade do país em iniciar a recuperação.



Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) para o relatório Focus desta semana reduziram a estimativa de crescimento do país de 0,18% para 0,16% em 2014 e de 0,73% para 0,69% em 2015.



O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, assim como os impostos sobre os produtos.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians