FOLHA: MORTE LENTA DESSE JORNALISMO SEM MORAL

Portal Plantão Brasil
16/11/2014 12:25

FOLHA: MORTE LENTA DESSE JORNALISMO SEM MORAL

0 0 0 0

1457 visitas - Fonte: 247 plantaobrasil



A morte lenta e gradual do jornalismo impresso, uma tendência que se observa no mundo inteiro, agora atinge, no Brasil, os profissionais mais experientes e com os maiores salários.



Neste domingo, em texto sobre a demissão dos jornalistas Fernando Rodrigues e Eliane Cantanhêde, a ombudsman Vera Guimarães Martins expõe, de forma nua e crua, a motivação da degola. Leia abaixo:



"Os dois colunistas foram demitidos na sexta (7), no desfecho de um corte que ceifou 14 jornalistas e 17 vagas. Na linguagem empresarial, foi um ajuste para adequar os custos inflados por Copa e eleições, os mesmos fatores que, aliados à economia minguante, provocaram queda da receita. No jargão irreverente das Redações, esses cortes, que se tornaram periódicos, são chamados de "passaralho" -porque passam como aves de arribação e provocam revoada em bando.



A lógica que levou à dispensa de dois nomes de primeira grandeza é simples, crua: após sucessivos enxugamentos, as Redações não têm mais gordura para cortar, e a mira se volta para os maiores salários, dos quadros com cargos superiores e/ou maior tempo de casa. Na frieza da planilha, a dispensa de um profissional antigo pode poupar meia dúzia (ou mais) de vagas.



Fernando estava na empresa havia 27 anos; Eliane, havia 17. Numa equipe com mais de 120 colunistas em permanente mutação, eram grifes enraizadas, que formavam o "core" do colunismo da casa. Nomes profundamente identificados com a cara do jornal e com seu leitorado, numa relação de mão dupla que não foi plenamente compreendida nem devidamente tratada."



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians