São Paulo está, desde hoje, na segunda cota do “volume morto”

Portal Plantão Brasil
13/11/2014 13:46

São Paulo está, desde hoje, na segunda cota do “volume morto”

0 0 0 0

475 visitas - Fonte: Tijolaço

Como os jornais paulistas não são capazes de ir além do “nível do Cantareira caiu mais 0,1%”, o Tijolaço, que havia dado um descanso na cobertura do tema por termos chegado ao período de chuvas, volta ao tema da água em São Paulo.



A primeira onda de chuvas “de verão” – que termina amanhã ou sábado no estado, há novas pancadas nas próximas 48h – não foi forte nem bem localizada o suficiente para impedir o esvaziamento do Sistema Cantareira. A esperança, agora, é a nova temporada de precipitações, que deve se iniciar no sábado da próxima semana.



Com isso, nos 13 dias de novembro, São Paulo perdeu 11 bilhões de litros em suas reservas de água no Cantareira, mesmo com a transferência de áreas maiores para os sistemas Alto Tietê e Guarpiranga, que receberam menos água e a forneceram em quantidades muito maiores ainda que o normal. Bem menos, entretanto, que os 19 bilhões perdidos entre 1° e 13 de outubro.



O Cantareira, já com todas as rapas proporcionadas pelas gambiarras do governo paulista, caiu de 12,2% para 10,8%. Ou, para usar as medidas de seu nível normal, sem as bombas e o fundo da reserva, de menos 17,8 para menos 18,7%, que é o que se deve considerar quando se pensar em normalização do sistema. Já o Alto Tietê baixou de 8,9% para 7,6% e o Guarapiranga de 39,2% para 35,3%.



As autoridades paulistas, entretanto, continuam mentindo à população, como faz o secretário de Recursos Hídricos Mauro Arce ao dizer que a segunda cota do volume morto será usada a partir de semana que vem.



Num avaliação meramente matemática, talvez ainda se pudesse dizer isso, Embora, do ponto de vista técnico a segunda cota esteja sendo usada há um mês.



Foi quando o reservatório do Atibainha começou a ter água bombeada abaixo da cota de 777 metros sobre o nível do mar ( o limite normal é 781,88 m), que foi o autorizado na “primeira cota” do volume morto, ainda havia um “saldo” 25 bilhões de água de retirada mais difícil no grande reservatório do Jacareí e mais 17 bilhões que poderiam ser dados, por gravidade, do Reservatório da Cachoeira, que liga os dois depósitos e não tem bombas.



Aqueles 25 bilhões viraram 11 e os 17 bilhões do Cachoeira baixaram para 4,5. O Atibainha, de onde haviam sido autorizado retirar 78 bilhões de litros, já foi drenado em mais de 97 bilhões e está com apenas 86 cm de água acima do limite da segunda cota autorizada, que é de 775 metros sobre o nível do mar, porque abaixo disso não é possível garantir água para o rio que sai da represa. A maior parte desta segunda cota viria do Jacareí, que está com nível na cota 815 m e seria rebaixado até 807 m. A contrario do Atibainha, porém, o Jacareí não tem formato de funil e a água tem de ser obtida ligando poças e abrindo canais. Nem sempre há disponibilidade, portanto, para bombeá-la.



O fato é que, ainda que contando com os “trocados” que se somam a água do reservatório de passagem de Paiva Castro, restavam hoje cedo 700 milhões de litros na primeira cota (matemática) de volume morto.



Mesmo nas contas marotas da Sabesp, estes 700 milhões já se foram durante a manhã e neste exato momento, São Paulo bebe a água do segundo volume morto, aquele que Alckmin dizia que “nem seria preciso usar”.



Vai chover e um pouco disso será amenizado no período das chuvas.



Duro vai ser quando chegar a seca e tudo isso recomeçar não com reservas pequenas, como foi este anos.



Mas sem nenhuma reserva.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians