DEMISSÕES E AGONIA NA ' FOLHA '

Portal Plantão Brasil
11/11/2014 08:33

DEMISSÕES E AGONIA NA ' FOLHA '

0 0 0 0

1493 visitas - Fonte: blogdomiro



As previsões apocalípticas da Folha estão se confirmando... na própria Folha. O jornal da famiglia Frias está morrendo. Nesta semana, a empresa demitiu vários profissionais – ainda não há números oficiais, já que o diário evita tratar com transparência sobre o facão. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo estima em mais de 20 cortes. Entre eles, colunistas famosos e bem remunerados – como Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” tucana, e Fernando Rodrigues. Na mesma semana, outros dois jornais confirmaram a gravíssima crise que atinge a mídia impressa no país – o “Diário do Comércio” anunciou seu fim e a Rede Anhanguera de Comunicação demitiu nos seus veículos em Campinas (SP).







A crueldade das empresas não poupa nem os jornalistas que chamam os patrões de companheiros – como costuma ironizar Mino Carta. Eles só ficam sabendo que foram guilhotinados na última hora. Eliane Cantanhêde, que prestou tantos serviços à famiglia Frias e à direita nativa, soltou um comunicado lacônico na noite desta quinta-feira (6): "Amigos do Twitter, aviso geral: amanhã eu não escrevo mais a coluna na Folha. Foi bom enquanto durou”. Já o jornalista Fernando Rodrigues, que disfarçava melhor o seu antipetismo, avisou os internautas que “depois de 27 anos, eu encerrei minha colaboração no jornal Folha de S.Paulo”.



Até agora, o Grupo Folha – outrora um poderoso império midiático – alega que são apenas ajustes “pontuais”. Segundo Vinicius Mota, secretário de redação do jornal, a empresa “realiza no final deste ano desligamentos pontuais, além de um corte nas despesas de custeio, a fim de ajustar o seu orçamento ao mau desempenho das receitas publicitárias, fruto da estagnação prolongada da economia”. Ele evita reconhecer a grave crise que atinge a mídia impressa, decorrente do crescimento da internet e da perda de credibilidade dos jornalões.



Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Jornalistas manifestou que “se opõe a qualquer demissão no setor” e criticou a postura truculenta da corporação midiática.







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians