Barbost ' econdia ' inquérito do VALERIODUTO, agora liberado - 7 anos ESCONDIDO

Portal Plantão Brasil
1/11/2014 12:47

Barbost ' econdia ' inquérito do VALERIODUTO, agora liberado - 7 anos ESCONDIDO

0 0 0 0

3411 visitas - Fonte: cartacapital







Após quase sete anos de segredo, o Supremo Tribunal Federal liberou para consulta o Inquérito 2474, da Polícia Federal. Trata-se de uma investigação complementar, feita a pedido do Ministério Público, para mapear as fontes de financiamento do "valerioduto" na época das denúncias sobre o chamado "mensalão". O relatório, assinado pelo delegado Luís Flávio Zampronha, foi encaminhado à Justiça em meados de 2007 e usado em reportagens há cerca de quatro anos como suposta prova do esquema de compra de apoio parlamentar por parte do governo Lula. O inquérito estava sob segredo de Justiça desde então por determinação do hoje presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.



CartaCapital teve acesso ao inquérito em 2011 e disponibilizou o documento em sua página na internet a partir de uma reportagem, assinada pelo repórter Leandro Fortes, sobre o real conteúdo do inquérito (leia a íntegra do documento clicando aqui).



A análise mostrava como a mídia escondeu, à época, o trabalho do delegado para relatar que o esquema a envolver financiamento ilegal de campanha e lobbies privados começou em 1999, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, e terminou em 2005, na administração Lula, após ser denunciado pelo deputado Roberto Jefferson, do PTB.



No inquérito o delegado indicava que nunca houve 'mensalão' (o pagamento mensal a parlamentares), mas uma estratégia mafiosa de formação de caixa 2 e que avançaria sobre o dinheiro público de forma voraz caso não tivesse sido interrompida pela eclosão do escândalo.



O inquérito apontava ainda a participação do banqueiro Daniel Dantas no esquema. “Pelos elementos de prova reunidos no presente inquérito, contata-se que Marcos Valério atuava como interlocutor do Grupo Opportunity junto a representantes do Partido dos Trabalhadores, sendo possível concluir que os contratos (de publicidade) realmente foram firmados a título de remuneração pela intermediação de interesse junto a instâncias governamentais”.



As apurações deste inquérito, como se sabe, foram também ignoradas durante o julgamento do "mensalão".



Releia o editorial e a reportagem publicada à época por CartaCapital sobre a precipitação da mídia em anunciar o inquérito como prova do "mensalão".















APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians