2938 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Thiago dos Reis
Os jornais noticiam: Sarney para ministro da cultura? Talvez não, talvez sim. Mal deu tempo de comemorar a vitória e Dilma já vê o jogo político começar em seu segundo governo.
Para começar, logo na terça-feira à noite a Câmara dos Deputados derrubou o Decreto de Dilma sobre conselhos populares. Renan Calheiros já disse que o senado também votará contra o Decreto. É apenas um aviso.
A imprensa planta notícias de que Kassab (Pros) e Sarney (PMDB) estão cotados para ministérios. Bem, parte do PMDB já debandou para a oposição e o aviso está dado: se Dilma não ceder cargos ao partido, não terá o apoio da maior bancada do Congresso.
Dilma precisa agora negociar com o PMDB e outros partidos "aliados" o apoio no Congresso para tentar aprovar as mudanças que deseja no país. Sem maioria, além de não aprovar nada e não poder governar, Dilma ainda vira refém.
Vale lembrar que seu vice é do PMDB e com a mídia salivando para derrubar o PT, não custa nada inventar um motivo qualquer, mesmo sem provas, para tentar um impeachment da presidenta em 2015 ou 2016. Com o PMDB votando contra Dilma, sua situação fica difícil.
Por isso, leitor, não se assuste se vir Sarneys, Calheiros e Kassabs ocupando cargos no segundo mandato de Dilma. Faz parte do jogo de interesses do congresso.
Resta de consolo saber que se Aécio fosse eleito presidente, esse "toma lá, dá cá" seria diferente: todos tomaríamos naquele lugar. Vale lembrar que o próprio Sarney votou em Aécio. Por que será?
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.