PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: Força Aérea assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG

Portal Plantão Brasil
29/10/2014 19:38

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: Força Aérea assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG

0 0 0 0

1261 visitas - Fonte: http://blog.planalto.g



“Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças”, afirmou Hakan Buskhe, presidente da SAAB. A Embraer assumirá papel de liderança na fabricação local dos aviões, mas haverá também participação de outras empresas brasileiras, como a AEL, Akaer, Atech e SBTA. “Vai ser um salto, não apenas para a Embraer, mas para a nossa indústria em geral”, completou o brigadeiro Alvani Adão da Silva, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).



O Brasil também participará do desenvolvimento do Gripen NG e será responsável pela versão para dois pilotos. A encomenda brasileira envolve 28 unidades para um piloto e oito para dois tripulantes.



Gripen NG

A Suécia opera versões mais antigas do caça Gripen desde 1997 e exportou para República Tcheca, Hungria, África do Sul, Tailândia e para a escola de piloto de testes do Reino Unido. Mas o Gripen NG, por enquanto, será recebido somente pela Suécia e pelo Brasil.



A aeronave incorpora tecnologias como o radar Raven ES-05, capaz de identificar alvos aéreos ou de superfície a um ângulo de 100 graus da sua antena, um sensor de busca infravermelho e datalink, que possibilita a troca de informações entre caças sem o uso de rádio. Quando entrar em serviço na FAB, o Gripen NG também será o único caça do Hemisfério Sul capaz de voar a velocidades supersônicas por longas distâncias, o chamado supercruzeiro.



“Há mais de 18 anos nós esperamos por esse momento. E com certeza vai inaugurar uma nova era operacional para a aviação de caça no Brasil”, disse o brigadeiro Alvani.



As 36 aeronaves multimissão serão utilizadas pela FAB em atividades de defesa aérea, policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento. A primeira unidade aérea a receber o novo modelo deverá ser o 1° Grupo de Defesa Aérea, com sede em Anápolis (GO). O Esquadrão está sem aeronaves desde dezembro de 2013, quando foram aposentados os caças Mirage 2000. Atualmente, a defesa aeroespacial brasileira é realizada por jatos F-5EM.



* MAIS NÃO É PARA DAR CARONA A VAGABUNDOS E VAGABUNDAS DO PIG E MICTÓRIOS ADJACENTES E CONGÊNERES !!!



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians