1745 visitas - Fonte: O Globo
BAIXE AQUI!
O resultado das urnas no próximo domingo será auditado por milhares de eleitores que aderirem ao "Você fiscal", iniciativa que fará apuração paralela de votos, com o intuito de avaliar a segurança do sistema de transmissão de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Financiado por meio de "crowdfunding", o projeto incentiva eleitores a fotografarem boletins de urnas que serão afixados por mesários nas sessões eleitorais às 17h, e enviá-los ao site, para que o resultado seja conferido com os números oficiais do tribunal.
— Nosso objetivo não é competir com o TSE, mas fornecer um resultado cuidadoso, analisável e confiável das informações que recebermos - explica o especialista em segurança digital e professor do Instituto de Computação da Unicamp, Diego Aranha, idealizador do projeto.
BAIXE AQUI!
As fotos dos relatórios podem ser enviadas tanto por e-mail quanto por meio do aplicativo desenvolvido pelo projeto, que roda no sistema operacional Android. Informações sobre como enviar fotos e baixar o aplicativo podem ser obtidas no site do projeto.
Até a noite desta quinta-feira, 4 mil pessoas já tinham baixado o aplicativo e outras 1,5 mil marcaram no site zonas eleitorais que adotarão no domingo.
- Esta sendo melhor ainda do que a gente esperava, estamos cumprindo bem o nosso propósito - disse Aranha, que tem divulgado o projeto principalmente por meio de redes sociais.
O resultado do trabalho deve ser divulgado antes do segundo turno das eleições. Segundo o professor, quanto mais pessoas participarem do projeto e enviarem imagens dos boletins de urna, melhor será o resultado do projeto.
PUBLICIDADE
Aranha integrou, em 2012, a equipe de especialistas convidada pelo TSE para realizar testes nas urnas, que apontaram vulnerabilidades no sigilo do voto e na totalização dos resultados. Entre as principais críticas do especialista estavam a falta, por exemplo, de um recibo para o eleitor, dizendo em quem ele votou.
O projeto "Você fiscal" não terá condições de verificar se os votos registrados pelo eleitor são os votos marcados no relatório final de urna. Mas, poderá atestar se a transmissão de dados é segura.
Neste ano o TSE decidiu não realizar testes de segurança das urnas eletrônicas, como ocorreu em 2012. O Tribunal afirma que o atual sistema é "seguro e inviolável".
PRESIDENTE DA EMPRESA QUE FAZ MANUTENÇÃO NAS URNAS É DA CAMPANHA DE AÉCIO - http://www.viomundo.com.br/denuncias/fraude-eleitoral.html
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.