China (parceira) e eleições fazem Ibovespa desabar

Portal Plantão Brasil
21/10/2014 09:13

China (parceira) e eleições fazem Ibovespa desabar

0 0 0 0

591 visitas - Fonte: Brasil 247





Por Ricardo Bomfim



São Paulo - Após divulgação de pesquisa Datafolha, nesta segunda (20), mostrando a presidente Dilma Rousseff (PT) 3 pontos percentuais à frente do candidato Aécio Neves (PSDB), o Ibovespa Futuro abriu o dia em forte queda. Às 9h05, o índice caía 4,50% a 53.000 pontos, refletindo ainda o resultado do Vox Populi e da CNT/MDA, outras duas pesquisas que mostraram vantagem da petista.



A menos de uma semana para as eleições, o Datafolha apresentou um quadro de virada de Dilma, que, em votos válidos, passou de 49% para 52%, enquanto Aécio caiu de 51% para 48% das intenções. Além disso, a rejeição do tucano pela primeira vez superou a da presidente, saltando de 38% para 42%, contra uma queda de 42% para 39% no caso de Dilma. A avaliação positiva do governo atual também melhorou, atingindo os 43%, maior nível desde as manifestações de junho do ano passado.



Pesquisa Vox Populi, contratada pela TV Record e também divulgada ontem, foi quase uma "repetição" do quadro visto pelo Datafolha, apresentando mesma vantagem da petista em relação ao tucano. CNT/MDA já tinha colocado Dilma à frente no começo do dia.



Além do contrato futuro do índice de ações da Bovespa, os ADRs da Petrobras negociados no pré-market da Bolsa de Valores de Nova York também despencavam repercutindo o novo cenário eleitoral. Os recibos de ações da Petrobras despencavam 6,43% a US$ 13,10.



O mercado mostra maior preferência pelo candidato Aécio Neves, já que Dilma não é bem vista devido à percepção de maior intervencionismo governamental e expectativa de um menor ajuste fiscal caso ela ganhe as eleições. Além disso, a perspectiva é de que haja um maior represamento dos preços dos combustíveis para controlar a inflação, o que vem afetando negativamente o caixa da Petrobras.



Cenário externo



Lá fora, vê-se um quadro menos favorável por conta da desaceleração do crescimento da China, que teve um avanço do PIB de 7,3% entre julho e setembro, o menor patamar desde a crise econômica global. No entanto, o número veio melhor que expectativa de analistas, de 7,2%.



Bolsas asiáticas fecharam em queda, na sua maioria. Enquanto isso, as bolsas europeias tinham alta em um movimento de correção depois de sucessivas baixas nos últimos dias. Nos EUA, será divulgado hoje os dados do Existing Home Sales referentes ao mês de setembro.



Ações da Petrobras caem quase 6% no pré- market da Nyse



Por Lara Rizério



Após cair 6,23% na sessão passada, os ADRs (American Depositary Receipts) sinalizam um novo dia bastante negativo para a Petrobras (PETR3;PETR4) nas bolsas. Com a divulgação de novas pesquisas eleitorais ontem, após o fechamento do mercado, e que mostraram Dilma Rousseff (PT) à frente de Aécio Neves, os recibos de ação da estatal já registram baixa de quase 6% no pré-market da Bolsa de Nova York.



Enquanto, na manhã da última segunda-feira, foi divulgada a pesquisa CNT/MDA mostrando Dilma um ponto à frente de Aécio, os levantamentos do Datafolha e Vox Populi divulgados à noite mostrando a petista 4 pontos acima do tucano considerando os votos válidos, mas dentro da margem de erro. Com isso, às 07h57 (horário de Brasília), os ADRs correspondentes aos ativos ordinários da companhia caem 5,79% na NYSE, a US$ 13,19.



O mercado mostra maior preferência pelo candidato Aécio Neves, já que Dilma não é bem vista devido à percepção de maior intervencionismo governamental e expectativa de um menor ajuste fiscal caso ela ganhe as eleições. Além disso, a perspectiva é de que haja um maior represamento dos preços dos combustíveis para controlar a inflação, o que vem afetando negativamente o caixa da companhia.



A pesquisa Datafolha ressalta que, em menos de uma semana, a presidente cresceu em quase todos os segmentos do eleitorado, exceto entre os mais ricos e habitantes da região Sul.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians