Em 50', Bolsa afunda 3,5% temendo Datafolha e Ibope

Portal Plantão Brasil
15/10/2014 14:51

Em 50', Bolsa afunda 3,5% temendo Datafolha e Ibope

0 0 0 0

813 visitas - Fonte: Brasil 247

Queda sobre queda na abertura do pregão da Bovespa reflete pessimismo do mercado financeiro a respeito de pesquisas Datafolha e Ibope; divulgação hoje; Bovespa abriu perdendo 2% e afundou antes da primeira hora para -3,5%; expectativa por bom desempenho da presidente Dilma Rousseff frente a senador Aécio Neves nas pesquisas faz especulação descer gangorra das ações; Petrobras cai 5,91%, Cemig baixa 2,80% e Itaú perde 3,68%; avaliação de empate ou vitória de Dilma no debate da Bandeirantes, ontem, diante de Aécio acentua mau humor; donos do dinheiro preocupados com PSDB e PT



O mercado financeiro começou o dia em forte deslize, de 2,15%, em razão da expectativa de investidores e especuladores sobre as pesquisas eleitorais a serem divulgadas hoje: Datafolha e Ibope. E involuiu, antes mesmo da primeira hora de pregão, para perda no índice Bovespa de 3,5%.



Como o índice Bovespa baixou, isso significa que o chamado mercado teme um bom desempenho da presidente Dilma Rousseff, do PT, sobre o senador Aécio Neves, do PSDB. A ação da Petrobras é a que mais está sendo penalizada, com queda de 4,06%.



Outras duas do chamado kit eleição – influenciadas diretamente pelas projeções eleitorais – também tiveram perdas pesadas: Cemig, - 2,60%, e Itaú, -2,56%.



Contribui para o mau humor o desempenho de Dilma no debate da Rede Bandeirantes, ontem, quando, para a maioria dos analistas, houve um empate, no geral, com Aécio, mas com momentos de vantagem para a presidente.



Abaixo, notícia do portal Infomoney, parceiro de 247:



Por Ricardo Bomfim



SÃO PAULO - No último dia de negociação do Ibovespa Futuro para outubro, o índice cai à espera das pesquisas Ibope e Datafolha. Às 9h15 (horário de Brasília), o contrato futuro com vencimento em outubro registrava perdas de 1,41%, a 57.180 pontos. A partir desta quinta-feira (16), passa a vigorar o contrato com vencimento em dezembro.



Nesta quarta-feira (15) será divulgada uma nova pesquisa eleitoral do Ibope para o segundo turno durante o Jornal Nacional, segundo a assessoria do próprio instituto. Há expectativas também para uma possível divulgação de pesquisa do Datafolha. Os dois institutos são vistos mais de perto pelo mercado, que não repercutiu muito o resultado do Vox Populi, que mostrou um "empate técnico" entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), na segunda-feira.



Os ADRs da Petrobras caíam 2,63% a US$ 16,65 no pré-market da Bolsa de Nova York, apesar do "fim da defasagem" dos preços de gasolina vendidos no Brasil e no exterior com a queda do preço do petróleo e as indicações de que o governo deve reajustar o preço dos combustíveis neste ano. Vale ressaltar ainda a repercussão do debate entre os presidenciáveis na Rede Bandeirantes.



Destaque ainda para a novela TIM-OI. O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, disse que não tem planos de comprar a Oi (OIBR4) porque atualmente a companhia passa por processo de crescimento orgânico. "Obviamente, o mercado brasileiro é muito dinâmico. Todas as opções tem que ficar de olho". Porém, para agora, esta negociação não é uma prioridade.



Patuano disse que o mercado brasileiro necessita de recursos e que o plano de investimentos da empresa para o próximo ano deve aumentar.



Cenário externo



No exterior, as bolsas asiáticas subiram com a sinalização de maiores estímulos à economia chinesa devido aos dados de desaceleração da inflação no país. O índice de preços ao consumidor da segunda maior economia do mundo subiu 1,6% em setembro ante o ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira, contra expectativas do mercado de alta de 1,7% e ante 2% em agosto.



Na Europa, as bolsas abriram em queda ainda refletindo dados fracos da Alemanha, cuja expectativa de crescimento econômico para 2014 e 2015 foi cortada. A maior parte dos índices acionários europeus caíam de 1,3% a 2,6%.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians