1337 visitas - Fonte: G1
Fernando Pimentel, do PT, foi eleito neste domingo (5) governador de Minas Gerais para os próximos quatro anos. Com 98,99% das urnas apuradas, o petista teve 52,91% dos votos, contra 41,96% de Pimenta da Veiga (PSDB).
Esta é a primeira vez que o PT elege um governador em Minas Gerais desde a criação da legenda. Ele substitui Alberto Pinto Coelho, PP, que assumiu o governo do estado em abril, após renúncia de Antonio Anastasia – que deixou o cargo para se candidatar ao Senado, sendo eleito.
Fernando Pimentel é natural de Belo Horizonte e tem 63 anos. Economista, foi secretário municipal de Planejamento da capital, vice-prefeito de Célio de Castro e prefeito por duas vezes, sendo que na primeira assumiu a prefeitura quando Castro adoeceu. Em fevereiro, deixou o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Dilma para concorrer neste pleito.
Propostas
Entre as propostas apresentadas pelo então candidato do PT para o governo estão o investimento na educação infantil e na escola integral, aumentar o número de hospitais regionais, ampliar o efetivo da Polícia Militar, ampliar coleta de água e esgosto, estimular o transporte elétrico e sobre trilhos, universalizar o ensino profissionalizante, implementar nova política fiscal, facilitar o crédito para moradia, construção do eixo-rodoviário entre Belo Horizonte e cidades-polo, estimular o uso do gás natural como política ambiental. Veja aqui todas as propostas do atual governador.
Campanha
A campanha eleitoral em Minas Gerais foi marcada pela tranquilidade. Fernando Pimentel liderou as pesquisas eleitorais desde o início.
Os embates entre os principais concorrentes, Pimentel e Pimenta, giraram sobre denúncias de corrupção no governo da presidente Dilma Rousseff, do mesmo partido do governador eleito, e, do outro lado, sobre o distanciamento de Pimenta do estado. Segundo Pimentel, o candidato do PSDB não mora mais no estado há 20 anos, e, portanto, está distante da vida dos mineiros.
Resultado final
Sete candidatos concorreram ao governo de Minas Gerais. Veja o resultado abaixo com 98,99% das urnas apuradas.
Fernando Pimentel (PT) - 52,91% dos votos
Pimenta da Veiga (PSDB) - 41,96%
Tarcísio Delgado (PSB) - 3,91%
Fidélis (PSOL) - 0,67%
Professor Túlio Lopes (PCB) - 0,26%
Eduardo Ferreira (PSDC) - 0,23%
Cleide Donária (PCO) - 0,07%
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.