650 visitas - Fonte: Tijolaço
Segundo pesquisa Ibope divulgada há pouco, a presidenta tem 44% das intenções de voto no Rio Grande do Sul. Há um mês, ela tinha 41%. Aécio e Campos oscilaram positivamente 1 ponto.
Assim como no Brasil, entre os gaúchos não é diferente. Dilma tem crescido sobretudo entre os mais pobres.
No Rio Grande Sul, ela já tem 52% dos votos dos eleitores com renda familiar até 2 salários.
A oposição cresce junto com a renda. Quanto mais ricos, mais votos em Aécio e Campos, embora a presidenta permaneça à frente em todas as faixas.
Aécio, por exemplo, tem 32% entre famílias com renda superior a 5 salários (Dilma tem 36%), mas essa pontuação cai para 17% entre aquelas com renda até 2 salários.
Outro fator que seguramente ajudará a petista no RS é o crescimento das intenções de voto do governador, Tarso Genro. A sua principal adversária, a senadora Ana Amélia oscilou um ponto para baixo, enquanto o governador cresceu 4 pontos.

Reproduzo abaixo alguns trechos de texto publicado no hotsite do Ibope para as eleições deste ano.
*
Tarso Genro oscila positivamente e encosta em Ana Amelia Lemos na disputa pelo Governo do Rio Grande do Sul
07/08/2014
?A pedido do Grupo RBS, o IBOPE Inteligência realizou a segunda pesquisa de intenção de voto no Estado do Rio Grande do Sul. Na disputa pelo Governo Estadual os candidatos Ana Amelia Lemos (PP) e o atual governador Tarso Genro (PT), apresentam, respectivamente, 36% e 35% das intenções de voto, o que configura empate técnico, levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação à última medição, a candidata do PP oscila 1 ponto percentual (p.p.) para menos, enquanto a intenção de voto ao atual governador aumenta 4 pontos.
(…) A intenção de voto para o atual governador do Rio Grande do Sul cresce entre os homens, dos quais 41% afirmam que votariam no candidato (eram 34% na última rodada) contra 33% que votariam em Ana Amelia (eram 39% na última rodada). Entre os eleitores que tem entre 25 e 34 anos, Tarso Genro vai de 33% para 40% das intenções de voto e entre os que tem entre 35 e 44 anos, as menções para o candidato vão de 27% para 35% nesta pesquisa. Nesta mesma faixa etária (de 35 a 44 anos), Ana Amelia vai de 46% para 39% das intenções de voto. Já entre os entrevistados que têm 55 anos ou mais de idade, a candidata do PP obtém 38% das intenções de voto, contra 31% na pesquisa anterior.
Considerando a escolaridade dos eleitores, as intenções de voto para Ana Amelia aumentam 5 p.p. (de 30% para 35%) entre quem estudou até a 4ª série e 7 p.p. (de 31% para 38%) entre quem cursou da 5ª à 8ª série do ensino Fundamental. Tarso Genro também cresce entre a faixa de menor escolaridade (até 4ª série), indo de 34% para 41%. Entre os que possuem ensino Médio completo, Ana Amelia cai 8 p.p., estando no momento com 34% das menções, enquanto Tarso vai de 26% para 35% das intenções de voto neste segmento (crescimento de 9 p.p.). Entre os que possuem curso Superior, Tarso Genro cresce 6 p.p. (de 26% para 32%), ao passo que Ana Amelia vai de 45% para 38%.
No grupo de eleitores com renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos, as intenções de voto em Ana Amelia decrescem de 40% para 34%, enquanto as menções para o candidato à reeleição crescem de 31% para 36% das respostas.
(…) Intenção de voto para o Senado. Para o cargo de senador pelo Rio Grande do Sul, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) aparecem em situação de empate técnico, com 30% e 27% das menções, respectivamente, não se alterando significativamente em relação à rodada anterior. Em outro patamar, Beto Albuquerque (PSB) também mantém mesma proporção de intenção de voto que obteve na última pesquisa (10%). Para os demais concorrentes ao Senado as intenções de voto variam de 0% a 4% de menções para cada um. Os indecisos correspondem a 16% e os que dizem que votariam em branco ou nulo são 9% dos entrevistados.
(…) Intenção de voto para Presidente. Entre os eleitores do Rio Grande do Sul, a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma, aparece com 44% das intenções de voto; o candidato Aécio Neves (PSDB) está com 24%. Eduardo Campos (PSB) tem 7%, enquanto Luciana Genro (PSOL) é citada por 3% e Pastor Everaldo (PSC) apresenta 2%. Os outros candidatos – Zé Maria, do PSTU; Rui Costa Pimenta, do PCO; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; e Eduardo Jorge, do PV – apresentam 1% ou menos das intenções de voto. Brancos e nulos representam 7% e indecisos representam 10%.
Na pergunta espontânea de intenção de voto para a Presidência, Dilma Rousseff é citada por 28% dos entrevistados, enquanto Aécio Neves aparece com 11% das intenções de voto. Eduardo Campos e Luciana Genro obtém, cada um, 2% das citações, e outros candidatos são mencionados, cada um, por 1% ou menos do eleitorado gaúcho. Brancos e nulos representam 7%, enquanto indecisos somam 46%.
Avaliação da atual administração. A administração do governador Tarso Genro é avaliada de forma regular por 42% dos eleitores e de forma positiva (ótima ou boa) por 32% deles. A avaliação é negativa (ruim ou péssima) para 21% do eleitorado gaúcho (7 p.p. a menos do que a primeira rodada da pesquisa).
Cerca de metade dos entrevistados (52%) aprova a administração do governador Tarso Genro e os que não aprovam são 38%. Os demais (10%) não sabem opinar sobre o assunto.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.