Pimentel quer alavancar turismo no sul de Minas

Portal Plantão Brasil
28/7/2014 14:31

Pimentel quer alavancar turismo no sul de Minas

0 0 0 0

583 visitas - Fonte: Brasil 247

O candidato a governador Fernando Pimentel (PT) criticou, em Caxambu, no Sul de Minas, a gestão do turismo no estado nos últimos 12 anos; segundo o petista, o único circuito turístico lembrado pelo governo do estado é a Estrada Real, explorada como peça de marketing, mas que está abandonada; "Temos aqui dois circuitos representados nessa plenária, o Circuito das Águas e o Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, que têm potencial enorme e poderiam estar gerando renda e emprego para a população", disse



O candidato a governador Fernando Pimentel (PT) criticou neste domingo, em Caxambu, no Sul de Minas, a gestão do turismo no estado nos últimos 12 anos. Em plenária com mais de 500 pessoas, que reuniu líderes de cerca de 50 municípios da região, o ex-prefeito de Belo Horizonte afirmou que o único circuito turístico que é lembrado pelo governo do estado é a Estrada Real, muito explorada como peça de marketing, mas que, efetivamente, também está abandonada pela gestão atual.



"Temos aqui dois circuitos representados nessa plenária, o Circuito das Águas e o Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, que têm potencial enorme e poderiam estar gerando renda e emprego para a população. Mas o único que o governo do estado fala é o da Estrada Real, que nem mesmo foram eles que criaram", afirmou o candidato.



Para Pimentel, o governo do PSDB pegou carona no circuito turístico da rota colonial, criado por Itamar Franco, para fazer propaganda. Entretanto, deixou as cidades desamparadas na gestão do turismo. "Se você for lá, no circuito da Estrada Real, não vai ver os resultados, porque lá também se queixam de abandono", garantiu.



Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, o Circuito das Águas, formado por cidades como Caxambu, São Lourenço, Lambari e Cambuquira, recebia um forte fluxo de turistas de todas as regiões do país, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, interessados nos efeitos benéficos para a saúde proporcionados pelas fontes de água mineral da região. Hoje, a região enfrenta o abandono e o declínio econômico.



O turismo é uma das principais fontes de renda e empregos no mundo. Dados do governo federal mostram que, no Brasil, o turismo interno movimenta cerca de US$ 33 bilhões anuais e emprega quase 2 milhões de pessoas nos setores de comércio e serviços. Mas, para isso, requer investimentos e políticas governamentais.



Presidente do PT de Minas, o deputado federal Odair Cunha reforçou as críticas de Pimentel. "Criou-se uma ideia de que o estado investe em turismo, mas não é verdade. Investiram muito na marca da Estrada Real, mas não houve prioridade para os municípios receberem contrapartida social", afirmou.



Segundo Odair, a atual visão de desenvolvimento econômico do estado não oferece qualquer retorno social para os mineiros. "É a mesma lógica do governo em todas as áreas. Por isso não investem no Parque das Águas de Caxambu", argumentou. Sensível aos pleitos apresentados pelos participantes do encontro, Pimentel afirmou que, se eleito, pretende avaliar com carinho a regionalização do aeroporto da cidade.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians