Alckmin descumpre acordo e determina reintegração da Ocupação Portal do Povo

Portal Plantão Brasil
28/7/2014 12:34

Alckmin descumpre acordo e determina reintegração da Ocupação Portal do Povo

Às 6h, a Tropa de Choque da Polícia Militar já invadia o terreno e iniciava a reintegração de posse; famílias aguardam instruções para retirarem pertences

0 0 0 0

446 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), descumpriu hoje (28) um acordo firmado com 4 mil famílias da ocupação Portal do Povo, no Morumbi, zona sul da capital paulista, que garantia a permanência no terreno até quarta-feira (30). Às 6h, um batalhão da Tropa de Choque da Polícia Militar invadiu o terreno e deu início a reintegração de posse. As famílias estão do lado de fora, aguardando instruções para retirarem os pertences.



Haverá uma reunião da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) às 15h, para discutir o destino das famílias. Às 20h, elas realizarão assembleia em uma quadra vizinha ao terreno.



“Estava acordado que, na quarta, iriamos deixar o terreno pacificamente, mas a polícia chegou aqui hoje de manhã dizendo apenas que foi ordem do governador. A maioria das pessoas já tinha saído para trabalhar”, lamenta a coordenadora da ocupação, Simone de Souza Silva.



No último dia 17, o MTST assinou um acordo com o comando da Polícia Militar, em que pedia 15 dias de prazo para o despejo das famílias da ocupação Portal do Povo.







Na quarta-feira (23) o movimento realizou um ato na região central para pedir que prefeitura desaproprie o terreno onde está ocupação, pertencente a Construtora Even.



Uma comissão foi recebida por representantes da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) e ficou acordado que se iniciaria hoje um cadastramento em programas de habitação das famílias que ocupam o terreno. O governo municipal pediu a indicação de uma nova área para as famílias. O MTST já possui quatro mapeadas.



A Ocupação Portal do Povo teve início em 20 de junho. No dia 17, os moradores realizaram um protesto em frente à sede da Construtora Even, na zona oeste. Pelo menos 80 militantes passaram a noite acampados no estacionamento da empresa. A Even disse, na época, que iria esperar que a desocupação, que havia sido ordenada pela Justiça, fosse cumprida e destacou que se trata de uma área privada.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians