Gushiken é homenageado com nome de avenida em SP

Portal Plantão Brasil
9/7/2014 13:48

Gushiken é homenageado com nome de avenida em SP

0 0 0 0

680 visitas - Fonte: Brasil 247

Ex-ministro das Comunicações de Lula e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Gushiken foi escolhido para denominar via com extensão de 3,2 quilômetros no M'Boi Mirim, na zona sul da capital paulista



Avenida Luiz Gushiken. Esse deve ser o nome da nova via que fica na confluência da Estrada do M'Boi Mirim com a Rua Daniel Klein, até a Avenida Guido Caloi, no Distrito Jardim São Luis, zona sul da capital. A homenagem veio de projeto de lei do vereador Antonio Donato (PT), aprovado na última semana pela Câmara Municipal de São Paulo e que segue agora para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).



"Uma via para desafogar o trânsito e melhorar o acesso da população da zona sul, na região da estrada do M'Boi Mirim. Certamente, Gushiken, que dedicou sua vida à luta pelas causas dos trabalhadores e pelos menos favorecidos, estará muito contente com a homenagem", disse a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira.



Com extensão de aproximadamente 3,2 quilômetros metros, a futura via faz parte do plano de melhoramento viário do Córrego da Ponte Baixa, compromisso firmado por Haddad durante a campanha eleitoral em 2012. Consiste na canalização e alargamento da avenida, além de outras benfeitorias, como uma ciclovia, e contou com recursos do governo federal e da prefeitura de São Paulo.



A aprovação do projeto se deu no mesmo dia em que parte do futuro complexo viário foi aberto ao trânsito. "Essa é uma justa homenagem a um grande brasileiro, que dedicou sua vida a lutar pela melhoria da vida do nosso povo. Ainda mais simbólico que seja batizando uma via de grande importância para São Paulo e que vai beneficiar a população mais pobre da zona sul da cidade", comentou Donato, logo após a aprovação do projeto.



Gushiken morreu em 13 de setembro, após lutar 12 anos contra um câncer. Presidiu o Sindicato dos Bancários e atuou ativamente contra a ditadura. Funcionário do Banespa, vendido ao Santander pelo governo de Mario Covas (PSDB), sucedeu Augusto Campos na direção da entidade, durante o processo de redemocratização do país, e comandou uma greve que paralisou 700 mil bancários.



Em 1986, elegeu-se deputado constituinte. Foi deputado federal por mais duas oportunidades e presidiu o PT em três ocasiões. Ex-ministro da Comunicação Social do governo Lula, travou ainda uma longa batalha contra a revista Veja, que o acusou sem provas de envolvimento no processo do mensalão. Foi absolvido, mas apenas após a sua morte, em março deste ano, a publicação foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar aos familiares uma indenização de R$ 100 mil.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians