402 visitas - Fonte: Agência Brasil
O governo japonês apresentou hoje (9) protesto oficial à Embaixada da Coreia do Norte em Pequim pelo lançamento de dois mísseis em direção ao Mar do Japão, disse um porta-voz da diplomacia à Agência Kyodo.
Os dois mísseis de curto alcance, lançados pelo regime norte-coreano percorreram cerca de 500 quilômetros antes de cair em águas internacionais, após outros lançamentos feitos na última semana.
Aparentemente, segundo um porta-voz da Defesa da Coreia do Sul, os mísseis Scud foram lançados a partir de uma base na região de Hwanghae (Oeste) e em direção ao Nordeste, sem que Pyongyang tenha feito qualquer aviso prévio.
Esta é a primeira vez, em quase duas décadas, que a Coreia do Norte faz um teste de mísseis a partir do interior do país, em vez de recorrer a uma das suas bases costeiras, segundo Seul.
A Agência Kyodo informou que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em visita à Nova Zelândia, Austrália e Papua Nova Guiné, pediu ao seu gabinete para coordenar os serviços de informação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul no sentido de analisar as intenções do regime de Kim Jong-un.
O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, em visita aos Estados Unidos, criticou o lançamento, advertindo que a atitude “não beneficia os interesses da Coreia do Norte”.
Os lançamentos ocorreram horas antes do encontro entre o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e as autoridades chinesas, em Pequim, em que deverão tratar do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
Após meses de relativa calma na península coreana, Pyongyang começou a fazer, em 26 de junho, testes de mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão.
O teste de hoje é o 13º lançamento de projéteis feito por Pyongyang desde o início do ano e o quinto em que dispara mísseis de curto alcance.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.