868 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
Um grupo de oito jovens foi detido pela Tropa de Choque da Polícia Militar antes mesmo de chegar ao ato final do Dia Mundial de Luta contra a Copa, que reuniu pelo menos 3 mil pessoas ontem (15), na região da avenida Paulista. Eles foram conduzidos à 78ª Delegacia de Polícia, onde receberam assessoria de advogados ativistas e dois defensores públicos.
Os jovens caminhavam da praça Roosevelt, no centro, para a manifestação na avenida paulista, quando foram detidos na altura da rua Augusta, de acordo com o advogado da Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados de São Paulo, Paulo Malvezzi, que acompanhou os jovens na delegacia. Entre os detidos, sete são adultos e um adolescente, de 16 anos.
A polícia alega que os jovens carregavam garrafas com gasolina nas mochilas. Eles negam. “A polícia chegou a nos mostrar a gasolina, mas não temos provas se elas pertencem mesmo a esses meninos”, diz Paulo. “Essas prisões são ilegais porque o motivo sequer foi avisado antes de eles chegarem à delegacia.”
Eles foram mantidos presos até por volta das 22h, quando cinco foram liberados. Outros três permaneceram detidos por mais tempo para responder a um termo circunstanciado por resistência e desacato a autoridade.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.