751 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
As vendas no comércio varejista recuaram 0,5% de fevereiro para março, enquanto a receita nominal cresceu também 0,5%, segundo dados divulgados hoje (15) pelo IBGE. Em relação a março do ano passado, o volume de vendas caiu 1,1%, no primeiro resultado negativo em 12 meses nessa base de comparação. A receita aumentou 4,7%. No primeiro trimestre de 2014, as vendas aumentam 4,5%, mesmo percentual para os últimos 12 meses. Já a receita sobe 10,3% e 11,6%, respectivamente.
De acordo com o instituto, em março três das dez atividades pesquisadas cresceram em relação ao mês anterior: móveis e eletrodomésticos (1,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%). Entre as quedas, o segmento de veículos e motos recuou 0,6%, tecidos, vestuário e calçados caiu 0,8% e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 1%.
Na comparação com março de 2013, o segmento de hipermercados registrou queda de 2,8% e o de vestuário, de 7,3%. Artigos farmacêuticos teve alta de 9,6%, combustíveis e lubrificantes cresceu 4% e móveis e eletrodomésticos, 3,8%.
Ao comentar o resultados para o segmento de hipermercados, o IBGE observou que o poder de compra da população segue positivo, com crescimento de 4% na massa de rendimentos dos ocupados, mas considerou "determinante" o chamado efeito-calendário, já que este ano a Páscoa foi comemorada em abril, e no passado isso ocorreu em março. Ainda nesse setor, as vendas cresceram 2,6% no trimestre e 2,1% em 12 meses.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.