1108 visitas - Fonte: Brasil 247
Líder do PT no Senado, Humberto Costa, protocolou nesta quarta (7) requerimento de criação de CPI, destinada a investigar o cartel em licitações do metrô de São Paulo e do Distrito Federal; documento requer criação de CPI mista para apurar "fatos referentes à formação de cartel, corrupção de autoridades e outros ilícitos nos contratos, licitações, execução de obras e manutenção de linhas de trens e metrôs no estado de São Paulo e no Distrito Federal, com uso de recursos federais e em prejuízo na prestação do serviço público de transporte"
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, protocolou nesta quarta-feira (7) requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a investigar o cartel em licitações do metrô de São Paulo durante governos do PSDB e do Distrito Federal.
De acordo com o secretário-geral da Mesa do Congresso, Bandeira de Melo, a Secretaria vai conferir as assinaturas dos 220 deputados e 35 senadores que subscreveram o requerimento e, em seguida, liberá-lo para leitura, o que deverá ocorrer ainda hoje.
O documento requer criação de CPI mista, formada por parlamentares da Câmara e do Senado, para apurar "fatos referentes à formação de cartel, corrupção de autoridades e outros ilícitos nos contratos, licitações, execução de obras e manutenção de linhas de trens e metrôs no estado de São Paulo e no Distrito Federal, com uso de recursos federais e em prejuízo na prestação do serviço público de transporte".
Inicialmente contrário a abertura de qualquer CPI no Congresso, o PT decidiu investigar o metrô de São Paulo após a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, atender a um pedido da oposição e determinar a instalação de uma comissão para investigar exclusivamente a Petrobras.
A decisão da ministra contrariou o PT e o governo, que tentavam emplacar um colegiado mais amplo destinado a apurar, além da petroleira, denúncias no metrô de São Paulo e na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco - ambos estados governados por adversários da presidente Dilma Rousseff.
No Senado, dois parlamentares da oposição assinaram o requerimento da CPI do metrô, o presidente do PSDB, Aécio Neves (MG) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Os tucanos Aloysio Nunes (SP) e Ruben Figueiró (MS) chegaram a subscrever, mas apagaram suas assinaturas em seguida.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.