1413 visitas - Fonte: Valor Econômico
O governo tem tido cuidado com a inflação, sustentou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante programa de rádio "Bom dia, ministro", da EBC. Ele observou, contudo, que a inflação tem sido de alvo de choques, como o de alguns preços de alimentos, que são localizados. Como em outras ocasiões, Mantega reiterou que a inflação anual tem ficado abaixo do teto da meta de 6,5%.
“Sempre tivemos grande cuidado com inflação, sabemos que ela prejudica muito o trabalhador. É questão de honra para nós que permaneça baixa”, disse em entrevista. “Nos últimos 11 anos, a inflação nunca passou do limite de 6,5%”, acrescentou.
Para o ministro, a maioria dos preços está equilibrada e sob controle. “A inflação média está 5,8%, muito menor do que era no passado, e não vai fugir do controle”, disse.
Mantega destacou ainda que o importante é a renda crescer acima da taxa de inflação. “Mesmo que haja inflação, o importante é que o poder aquisitivo da população esteja crescendo mais do que essa inflação que ocorre normalmente todo ano.”
“Os trabalhadores estão ganhando reajustes de salário de 7% ou 8%, algumas categorias tiveram seu salário duplicado”, afirmou o ministro. “O importante é que a média de preços não ultrapasse um determinado patamar, que está em torno de 5,5% e 5,7% e que o salário brasileiro esteja crescendo acima desse patamar”, emendou.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.