Por PSD forte, Kassab é candidato para valer

Portal Plantão Brasil
1/4/2014 12:18

Por PSD forte, Kassab é candidato para valer

0 0 0 0

1456 visitas - Fonte: Brasil 247

Tucanos duvidam, petistas estão ressabiados e peemedebistas olham com ceticismo; mas ex-prefeito paulistano irá mesmo concorrer ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSD; "Não vou olhar para os lados nem atacar os adversários", definiu Gilberto Kassab ao 247; "Enquanto eles derrapam sozinhos, eu caminho e olho para a frente"; ex-vice-prefeita Alda Marco Antônio é escolhida vice; vaga ao Senado reservada para ex-presidente do BC; "Estou refletindo", ressalva Henrique Meirelles; "Ninguém que não quer ser candidato volta do Egito para participar de festa da uva em São Paulo como ele já fez", divertiu-se ministro Afif Domingos



A fama de craque nos bastidores está jogando contra os movimentos públicos do presidente do PSD, Gilberto Kassab. Para os adversários que o monitoram à distância, o gesto consumado na noite de ontem, quando o comando estadual do partido formalizou a pré-candidatura dele ao governo de São Paulo, foi apenas um bem ensaiado jogo de cena. Visto de perto, porém, não há dúvida: PSDB, PT e PMDB tem mesmo, desde já, um concorrente de peso na disputa eleitoral.



- A eleição está aberta. Sinto que temos uma chance ótima, disse Kassab ao 247, para completar: "Aprendi em campanha que não se deve atacar os adversários. Eles vão derrapar, e eu estarei caminhando e olhando para a frente".



Além da avaliação pessoal sobre suas chances na disputa, Kassab tem um motivo de peso para ser candidato a governador de São Paulo para valer. É o próprio PSD. O partido precisa do chamado puxador de votos para formar uma bancada expressiva de deputados federais.



- Nossos são planos são de fazer entre oito e dez deputados federais, contou Antonio Carlos Maluf, o Malufinho, famoso por ter sido, no Palácio dos Bandeirantes, o assessor mais próximo do então governador tucano Mario Covas. "Kassab fará uma campanha de forte exposição do nosso número, o 55, para ajudar ao máximo na formação dessa bancada".



"NADA É IMPOSSÍVEL EM POLÍTICA" - Raposa felpuda da política, o vice-governador de São Paulo e ministro da Micro e Pequena Guilherme Afif Domingos faz um ressalva. "Em política, nada é impossível", lembrou ele ao 247, para em seguida abrir um sorriso. "Mas não temos motivos para ficar fora dessa eleição. É a primeira eleição do partido, temos de mostrar nossa cara e nossas propostas".



O entusiasmo pela candidatura de Kassab dentro do PSD cresceu após a ex-vice-prefeita Alda Marco Antônio ter rodado o Estado, desde outubro do ano passado, organizando a seção feminina do partido. As reuniões que ela comandou atrairam mulheres e homens de mais de 300 cidades do interior. Com todos listados, com nome e e-mail incluídos no mailling da legenda, Alda recolheu subsídios para o programa do partido e fortaleceu a estrutura do PSD no Estado. Como prêmio, foi escolhida formalmente, ontem, como pré-candidata a vice-governadora.



- Eu e Kassab nos entendemos muito bem na Prefeitura. Vamos para a campanha com um partido muito aguerrido, pronto para cativar o eleitorado com propostas municipalistas e modernas, afirmou Alda.



Inserido na cena eleitoral, Kassab dosa suas energias.



- A campanha só vai começar para o povão em agosto, depois da Copa do Mundo. Até lá, vamos seguir esquentando os motores do partido. Não precisamos fazer alianças. Considero que nosso tempo atual no horário eleitoral é bom o suficientes para nos apresentarmos bem, calcula Kassab a respeito dos pouco mais de três minutos a que a legenda terá direito.



A incógnita na chapa do PSD é, ainda, o ex-presidente do BC Henrique Meirelles. Integrante de conselhos de administração de companhias brasileiras e multinacionais, ele tem de ser livrar de seus compromissos profissionais para entrar em campanha.



- O Meirelles tem mesmo essa situação complexa, mas acontece que ele goooosta muuuuito de política, brincou Afif, na mesa de reunião da Executiva partidária, alongando as palavras.



Enquanto todos riam, até Meirelles, que estava de semblante fechado, entrou no clima. Mas sem, no entanto, dar sua palavra de irá concorrer:



- Tenho ainda muitos compromissos, e, ademais, a convenção será só em junho. Dá tempo para muita coisa até lá, disse ele.



FESTA DA UVA - No partido, mesmo que Meirelles não tenha se comprometido nem nos bastidores com a candidatura, há uma certeza de que ele irá, sim, fazer parte da chapa. De resto, o ex-presidente do BC está comparecendo ao maior número possível de eventos do PSD no interior do Estado:



- Ninguém que não quer ser candidato deixa o Egito para comparecer a uma festa da uva no interior paulista, como Meirelles já fez, divertia-se Afif. "Eu vai sim reforçar nosso time e, acredite, é desde já o favorito para ocupar a cadeira de senador por São Paulo, cravou ele.



Duvidar do PSD de Kassab já faz parte do folclore político, mas quem vê os chefes do partido e seu líder de perto sai com a certeza de que eles estão falando sério. Uma avaliação do quadro eleitoral feita por Afif ao 247 pode ajudar a dirimir as dúvidas:



- Muito provavelmente haverá segundo turno em São Paulo. (Geraldo) Alckmin (governador do Estado) deve passar. Se (Alexandre) Padilha entrar com ele, todos vão se juntar contra Alckmin. Mas se quem chegar ao segundo turno contra Alckmin for outro nome, todos se unirão contra Alckmin. Nossa chance está aí.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians