Governo de SP terá 60 dias para apresentar plano educacional a detentas

Portal Plantão Brasil
20/2/2014 16:00

Governo de SP terá 60 dias para apresentar plano educacional a detentas

Ação civil pública promovida por ONGs de direitos humanos reivindica ensino noturno para a Penitenciária feminina de Santana

0 0 0 0

1986 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual

O governo do estado de São Paulo terá 60 dias para apresentar à justiça um plano educacional para detentas. A meta foi firmada na terça-feira (18) em audiência de conciliação entre o governo e Ação Educativa e Conectas Direitos Humanos. As entidades moveram ação civil pública responsabilizando o estado por omissão na educação da população carcerária feminina. O processo foi baseado em pesquisa da Ação Educativa, que constatou que menos de 10% das presas na penitenciária feminina de Santana estudam.



Segundo o estudo, o principal motivo é a ausência de ensino noturno, 79% das presas alegam que gostariam de estudar, mas 40% afirmam que não conseguem porque trabalham em período integral na unidade prisional em Santana. Das 2.500 presas, apenas 200 estudam, e 1.300 trabalham.



A advogada da entidade, Ester Rise, explica em entrevista à Rádio Brasil Atual que o juiz responsável pela audiência ampliou o objeto da ação. “Ele perguntou se o estado teria alguma proposta para ampliar a oferta educacional, seja em educação noturna, seja em educação vespertina e matutina."



Vivian Calderoni,, advogada da Conectas, contesta o argumento do governo, que alega falta de segurança, aponto de levar à audiência um profissional responsável pela segurança da unidade. Segundo ela, a penitenciária feminina de Santana não apresenta rebeliões, tentativas de fugas nem princípios de motins desde 2006. Além disso, em outra penitenciária feminina da Capital, situada a menos de um quilômetro da de Samtana, os cursos noturnos são oferecidos.



A Justiça solicitou às ONGs uma pesquisa atualizada, já que os dados foram apurados em 2011, e também um estudo para diagnosticar o nível de escolaridade da população carcerária. O novo estudo deve começar em março.



Ouça à reportagem na Rádio Brasil Atual:







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians