2239 visitas - Fonte: Brasil 247
Num longo editorial, jornal de João Roberto Marinho rebate críticas de Caetano Veloso, que, neste fim de semana, disse ter estranhado a conduta da publicação em relação ao deputado Marcelo Freixo, do Psol, que foi associado aos black blocs; "O que faz um jornal diante disso? Omite os fatos na presunção de que Marcelo Freixo é um homem acima do bem e do mal? Mas esses homens, infelizmente, não existem"; texto afirma que o dever do jornal é jogar ainda mais luz sobre os acontecimentos que resultaram na morte de Santiago Andrade
Nesta segunda-feira, o jornal O Globo publica longo editorial para negar que tenha manipulado informações contra o deputado Marcelo Freixo, do PSol, na cobertura do caso da morte do cinegrafista Santiago Andrade. O Globo, associou Freixo ao episódio, depois que a militante Elisa Quadros, conhecida como Sininho, disse ter procurado Freixo em busca de assistência jurídica para Fábio Raposo, um dos jovens presos pela Polícia.
A conduta do Globo gerou fortes críticas de um de seus principais colunistas, o músico Caetano Veloso. "Simplesmente me pergunto qual exatamente será a intenção do Globo ao estampar manchetes e editoriais induzindo seus leitores a ligarem Marcelo Freixo aos rapazes que lançaram o rojão que matou Santiago Andrade. A matéria publicada no dia em que saiu a chamada de capa com o nome do deputado era uma não notícia. Nela, a mãe de Fábio Raposo, o rapaz que entregou o foguete a Caio Souza, é citada dizendo acreditar que o filho “tem algum tipo de ligação com Freixo”. Isso em resposta a uma possível declaração do advogado Jonas Tadeu Nunes, que, por sua vez, partiu de uma suposta fala da ativista apelidada Sininho. O GLOBO diz que esta nega. Como então virou manchete a revelação da possível ligação entre o deputado e os rapazes envolvidos no trágico episódio? Eu esperaria mais seriedade no trato de assunto tão grave", disse ele.
No editorial, chamado "O dever de um jornal", a publicação afirma que Freixo não está acima do bem e do mal. "O que faz um jornal diante disso? Omite os fatos na presunção de que o deputado Marcelo Freixo é um homem acima do bem e do mal? Mas esses homens, infelizmente, não existem. E, se existissem, nem eles poderiam ganhar da imprensa essa imunidade".
O jornal diz ainda ter sido o primeiro a procurar Freixo para que ele desse sua versão sobre o caso e informa ainda que resta agora "jogar mais luz no episódio". "Que essa atitude irrite os que admiram Freixo é absolutamente compreensível", conclui o texto.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.