901 visitas - Fonte: Band
O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar até julho o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, acusado no processo do mensalão tucano. Nesta sexta-feira, Marcos Valério, que já cumpre pena pelo mensalão petista, também foi condenado pela Justiça mineira.
Condenado no mensalão petista a mais de 40 anos de prisão, Valério terá mais quatro anos a cumprir por condenação no chamado mensalão tucano. Valério é acusado de desviar recursos públicos para a campanha pela reeleição de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais, em 1998. O esquema é anterior ao mensalão do governo petista.
Rogério Tolentino, sócio de Valério, também foi condenado a quatro anos de prisão. Os acusados pelo mensalão tucano que não têm foro privilegiado estão sendo julgados pela Justiça Federal de Belo Horizonte, onde o processo tramita em segredo de Justiça.
O caso só chegou ao judiciário em 2007, quase dez anos depois da eleição de 1998. Com a demora, um dos acusados, o ex-ministro Walfrido Mares Guia, que era vice-governador de Minas, teve as penas prescritas porque completou 70 anos. O mesmo deve acontecer com o ex-tesoureiro da campanha, Cláudio Mourão, que completa 70 anos em abril.
A expectativa é de que o ex-governador Eduardo Azeredo seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal até julho. A Procuradoria Geral da República recomendou que a pena dele seja de 22 anos de prisão. Azeredo nega a acusação de desvio de dinheiro público para a campanha.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.