1874 visitas - Fonte: Brasil 247
Médico Luiz Henrique Marzo Herrera teria abandonado o posto de trabalho localizado em Belém do São Francisco, a 482 quilômetros do Recife; desaparecido desde o dia 3 de janeiro, quando saiu para visitar parentes em uma cidade próxima, o paradeiro de Herrera é desconhecido pelas autoridades; caso seja confirmado, este será o terceiro caso de deserção do programa nas últimas semanas; será que as desistências ecoarão mais alto que os resultados positivos junto à população carente?
O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, teve a primeira desistência de um médico cubano registrada em Pernambuco. A desistência foi do doutor Luiz Henrique Marzo Herrera, que teria abandonado a cidade de Belém do São Francisco, a 482 quilômetros do Recife. É o terceiro caso confirmado de deserção do programa noticiado nas últimas semanas.
De acordo com a secretária de saúde do município, Diliane de Sá Feitosa, Luiz Herrera teria saído do município no último dia 3 de janeiro com destino à cidade de Petrolina, também no Sertão pernambucano, para visitar familiares. Com a demora do profissional em retornar para assumir suas funções, Diliane afirma ter tentado contato com o médico, que não retornou às ligações. Segundo a população local, Luiz teria comunicado a alguns pacientes que iria viajar para os Estado Unidos, onde dissidentes cubanos geralmente costumam pedir abrigo. A informação, porém, não pôde ser confirmada. O médico não chegou a atuar no atendimento à cidade.
Diliane informou também que, na ocasião da deserção, procurou o Ministério da Saúde para informar o abandono do posto de trabalho por parte de Herrera, e afirmou que a notícia oficial seria comunicada pelos órgãos competentes. “Quero deixar bem claro que em momento nenhum o Dr. Luiz veio conversar comigo, nem para pedir permissão para ir à Petrolina ou para comunicar uma possível desistência”, ressaltou. Um documento oficial sobre o assunto deverá ser divulgado ainda na tarde desta quarta-feira (11).
“A própria população estava sabendo que ele tinha saído da cidade, não era um segredo guardado às sete chaves”, acrescentou a secretária de Saúde. “Nós estávamos esperando que o Mais Médicos respondesse ao caso”, completou. Belém do São Francisco possui outros três médicos cubanos trabalhando em centros de saúde do município.
Com a deserção confirmada de Luiz Herrera, o número de casos registrados de desistências de médicos do programa federal sobe para três. Na última terça-feira (4), a cubana Ramona Matos Rodrigues fugiu da cidade de Pacajá, no Pará, e pediu abrigo junto às lideranças do DEM na Câmara Federal. Nesta terça (10), o cubano Ortelio Jaime Guerra anunciou sua desistência, através das redes sociais, buscando abrigo nos Estados . Ele teria saído do programa “por questões de segurança”.
O Ministério da Saúde foi procurado para comentar o caso, mas não se pronunciou até o fechamento desta matéria.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.