Nova falha no metrô de Alckmin faz com que usuários tenham que andar nos túneis. Até quando?

Portal Plantão Brasil
5/2/2014 07:54

Nova falha no metrô de Alckmin faz com que usuários tenham que andar nos túneis. Até quando?

0 0 0 0

1375 visitas - Fonte: Folha

Vários usuários lotaram os túneis da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo na noite desta terça-feira após uma falha parar a circulação de trens. Por volta das 21h30, o tráfego estava restrito ao trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Bresser.



O universitário Sérgio Aragão foi uma das pessoas que percorreu o trecho entre a estação Marechal Deodoro e Santa Cecília pelos túneis e ajudou idosos e pessoas com crianças a passar pela passarela lateral ao trem. Ele conta que fez o percurso ao menos quatro vezes.



"O pior foi o cadeirante. A roda esquerda às vezes caia no vão e eu tinha que segurar", conta ele. "Além disso teve gente com medo de altura. Teve uma mulher que estava muito nervosa", falou ele já na estação Santa Cecília, que estava aberta, mas sem a passagem de trens por volta das 21h30.



Um grupo de cerca de 20 pessoas caminhou entre as estações Sé e Brás pelos trilhos do metro. Eles falaram à reportagem que iam pegar o trem da CPTM. Na tentativa de buscar outras formas de chegar em casa, as ruas próximas a estação estavam lotadas de pessoas.



O vendedor Washington Ormundo, 42, contou que estava dentro de um trem entre as estações Anhangabaú e Sé quando houve o problema. Após a composição ficar parada por 40 minutos, com o ar condicionado desligado, passageiros quebraram as janelas e desceram no túnel.



Durante o percurso até a Sé, ele diz que seguranças do metrô também circularam pela linha, pedindo aos passageiros que retornassem ao trem e dizendo que, caso contrário, a situação não seria normalizada.



"Foi total falta de preparo. Sabiam do problemas desde 18h30 e não impediram a entrada de pessoas nas estações. O povo foi se acumulando e a situação piorou. Não temos como receber Copa do Mundo coisa nenhuma", afirmou.



A reportagem também caminhou entre as estações Santa Cecília e República, sem que fosse impedida pelos seguranças. No caminho foram encontradas várias vidraças de composições quebradas.



Um segurança da estação Sé afirmou ter havido um princípio de confronto entre guardas e usuários. Também houve passageiros que subiram nos trens, além de quebrarem vidraças das composições. Já na Santa Cecília, a reportagem viu cinco pessoas passando mal, entre elas, duas desmaiadas.



FALHA



O problema começou com a falha em uma porta na estação República, o que fez as composições trafegarem com velocidade reduzida. Com isso, os passageiros de um trem acionaram o botão de emergência e desceram na via por volta das 18h50, entre as estações Marechal Deodoro e Santa Cecília.



"O metrô ficou parado um tempão antes de sair e depois ficou travado e com as portas fechadas na Marechal Deodoro. Pessoas acionaram a emergência e seguiram a pé até a próxima estação. Quem não desceu chegou aqui na Santa Cecília às 19h20", disse a estudante Thais Almeida, 20, que seguia para a universidade, localizada no Carrão, na zona leste.



Segundo o Metrô, a circulação teve que ser interrompida por conta das pessoas na via, até as 19h24, quando elas foram retiradas e a circulação retomada. Às 20h, porém, a assessoria da empresa afirmou que o tráfego voltou a ser suspenso por conta de uma ocorrência na estação Sé.



Por volta das 21h40, o Metrô informou que a circulação já estava normalizada entre as estações Bresser e Corinthians-Itaquera. A assessoria da empresa disse que o restante da linha deve ser normalizado em breve.



Na estação Sé, no entanto, os alto-falantes ainda pediam que as pessoas deixassem a estação.



O Metrô disse no horário que havia "controle de fluxo" em algumas estações, mas não especificou como esse controle era feito. Mais cedo, ao menos duas estações chegaram a ser fechadas. A reportagem não conseguiu entrar na Sé e na Anhangabaú.



Seguranças do metrô na estação República chegaram a pedir para os passageiros deixarem o local, oferecendo bilhetes, mas voltaram atrás com a recusa das pessoas.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians