1147 visitas - Fonte: Brasil 247
economista Edmar Bacha, ligado ao PSDB e considerado um dos formuladores do Plano Real, tem uma receita para que o Brasil enfrenta o atual momento de instabilidade internacional, que atinge países emergentes. Segundo ele, o certo a fazer, no momento atual, é provocar uma recessão interna. É o que ele diz, com todas as letras, em entrevista ao jornalista Vinícius Neder e publicada neste domingo no jornal Estado de S. Paulo.
"Mudou a natureza do ambiente econômico, não é uma coisa episódica", diz ele. "Provoca a necessidade de um grande ajuste da demanda interna. É preciso fazer uma contração da demanda interna", afirma.
Traduzindo do economês para o português o que Bacha disse, seu conselho à presidente Dilma Rousseff pode ser resumido em duas palavras: recessão e desemprego. No entanto, ele próprio parece descrente de que sua sugestão seja aceita. "Eles estão tentando levar na conversa, mas há um problema complicado porque tem as eleições em outubro. Os ajustes necessários são penosos e certamente não são populares. Por isso, há uma crença no mercado de que serão postergados. E o que vai acontecer depois da eleição?", questiona.
Bacha, que é também um dos economistas ouvidos por Aécio Neves, parece dizer que uma contração será inevitável em 2015, após as eleições. Ele diz ainda que, caso Dilma vença as eleições, a saída mais correta seria trazer de volta Henrique Meirelles ou Antonio Palocci para o comando da área econômico. O erro seria ouvir mais o que ele chama de "turma do Beluzzo", referindo-se ao economista Luiz Gonzaga Beluzzo, que foi professor de Dilma na Unicamp.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.