2285 visitas - Fonte: Portal Pref. Duque de
Ao entrarem nas unidades que integram o Programa de Estratégia de Saúde de Família (PSF), os caxienses estão se surpreendendo com um atendimento médico que mistura o português e o espanhol. A parceria com o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, trouxe para Duque de Caxias, 26 novos profissionais estrangeiros para reforçar e ampliar o atendimento na saúde pública da cidade. O pontapé inicial foi dado há pouco mais de um mês. A qualidade das consultas têm agradado aos pacientes.
Com passagens por Bolívia e Venezuela, a médica cubana Gisela Isabel Fernandez, de 49 anos, que atua no PSF de Nova Campinas, ressalta particularidades entre a medicina aplicada no Brasil e em Cuba.
É bem diferente. Achei a consulta maravilhosa. Muito bom, ele é bem cuidadosa. Na verdade é um atendimento bem humanizado. Buscam uma riqueza de detalhes, perguntam tudo”, afirmou a comerciante.
O amor pela medicina ameniza a saudade que Gisela sente da filha e do marido que ficaram em Cuba.
“A saudade é grande, mas amo o que faço. O Brasil é um país maravilhoso, industrializado, e com uma cultura espetacular. Com as mídias sociais estou sempre em contato com a família”, afirma a médica com 24 anos de profissão, que ficará em Caixas nos próximos três anos.
Programa Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
Duque de Caxias conta com 32 médicos no programa, sendo 26 estrangeiros, sendo 22 cubanos, 1 português, 1 colombiano, 1 salvadorenho e 1 equatoriano. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte, alimentação e estadia dos profissionais.
“A relação com os médicos é a melhor possível. A barreira do idioma é facilmente superada. Cuba, por exemplo, é umas das referências da saúde no continente. Estão sempre apresentando projetos para melhoria da saúde no município e no atendimento aos pacientes”, destaca o diretor do Programa de Estratégia de Saúde de Família (PSF), Sandro Fernandes.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.