1133 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
São Paulo – A Companhia de Engenharia de Tráfego, em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, apresentaram hoje (9) um estudo que propõe expandir o Rodízio Municipal de Veículos da cidade para mais 371 quilômetros de vias, em um total de mais 400 ruas.
A ampliação prevê a restrição da circulação de veículos em vias como as Avenidas Aricanduva e Radial Leste, na zona leste, Braz Leme e Engenheiro Caetano Álvares, na zona norte, e Jornalista Roberto Marinho e Interlagos, na zona sul.
Atualmente o rodízio em São Paulo abrange 150 quilômetros de vias. Com a proposta do estudo, seriam 521 quilômetros de vias com restrição. O novo modelo permitiria, entretanto, a circulação entre os bairros.
De acordo com a CET e a Secretaria Municipal de Transportes, a ampliação do rodízio diminuiria a lentidão em 13% e contribuiria para aumentar a velocidade média dos carros para 20,5 km/h. Hoje a média é de 18,9 km/h.
O projeto ainda passará por um Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da cidade para ser discutido com especialistas e a população. Além disso, será necessária a aprovação do prefeito Fernando Haddad (PT). O secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou, no entanto, que a expansão do rodízio deve entrar em vigor entre março e abril deste ano.
O novo modelo, se aprovado, não mudará as regras do atual Rodízio Municipal de Veículos, que hoje restringe a circulação em horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h) de acordo com a placa do carro e o dia da semana.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.