2301 visitas - Fonte: Tijolaço
Considerando o enorme valor das informações que ele revelou, e os abusos que ele expostos, o Sr. Snowden merece mais do que uma vida de exílio permanente, medo e fuga. Ele pode ter cometido um crime ao fazer isso (revelar os segredos da NSA), mas prestou ao seu país um grande serviço. É hora de os Estados Unidos oferecerem Sr. Snowden uma barganha ou alguma forma de clemência que lhe permitiria voltar para casa”.
O texto do editorial publicado hoje pelo The New York Times abre inquestionavelmente o debate sobre a necessidade de os Estados Unidos encontrarem, eles próprios, uma saída para as dificuldades em que se colocaram com o escândalo de espionagem da National Security Agency.
O “perdão” a Snowden pode ser uma forma de solução autônoma, em que o gigante americano, ao cuidar da situação de um de seus próprios cidadãos, tenha para com o mundo a atitude que, até agora, não admite ter: a de reconhecer que havia uma violação diplomática inominável em estender suas atividades de monitoramento a cidadãos, empresas e governantes estrangeiros dos quais não lhe vinham qualquer ameaça ou, até, animosidade.
Se os Estados Unidos não têm, apesar de seu poderio econômico e militar, grandeza para retroceder e desculparem-se ante o mundo, não há dúvidas de que acolhendo de volta, sem punições, o seu cidadão que revelou este abuso, estarão sinalizando ao mundo que reconhecem o atropelo de direitos e que reviram suas práticas.
Não que isso vá recuperar a imagem do país e muito menos a de Obama.
O Presidente americano, ovacionado em todo o mundo na sua primeira campanha , não pode mais esperar o aplauso de quem mandou – ou aceitou que mandassem – bisbilhotar.
Mas , talvez, este seja o gesto possível para sinalizar que, embora não dito com palavras, os métodos de informação do Governo vão mudar, ao menos, para uma coleta seletiva de informações e não mais para essa situação de “Big Brother” que foi revelada.
Afinal, seria a maneira de reconhecer as razões de outras nações apenas aceitando e reconhecendo as razões de um de seus próprios cidadãos.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.