2999 visitas - Fonte: Brasil247
O jornalista e comentarista político Kennedy Alencar é da opinião de que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, está certo na guerra sobre o reajuste do IPTU. O petista já sofreu duas derrotas na Justiça e levou ontem o assunto ao Supremo Tribunal Federal. Na mesma corte, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também apresentou seus argumentos contra o aumento do imposto.
Segundo Kennedy, em comentário na rádio CBN, o aumento do IPTU é sempre um assunto "delicado e impopular", principalmente numa cidade em que os serviços públicos não são recebidos em troca com qualidade pela população. Mas Haddad "tem razões que justificam o aumento do IPTU". O problema, segundo o jornalista, é que "comunicou mal a história" e acabou se saindo mal politicamente.
No momento atual, o prefeito se encontra com o "orçamento apertado" e "precisa de mais recursos", uma vez que recuou no reajuste das tarifas de ônibus e não conseguiu mudar o cálculo do custo da dívida da cidade. "E dinheiro não nasce em árvore", afirma Kennedy Alencar. "Haddad procurou uma compensação, jogou dentro da lei", acrescenta.
O jornalista também diz considerar "justa" a ideia de cobrar mais de quem mora nas áreas mais nobres, o chamado IPTU progressivo. O reajuste proposto por Fernando Haddad foi de até 20% para imóveis residenciais e de até 35% para comerciais. Sobre a guerra política, o comentarista da CBN avalia que o PSDB está fazendo "seu papel de oposição" ao PT em São Paulo e a Fiesp "virou cabelo eleitoral" de Paulo Skaf, representando então o pré-candidato do PMDB ao governo paulista.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.