Celso Amorim cobra regulação urgente das Big Techs e vê Inteligência Artificial como ameaça à soberania

Portal Plantão Brasil
16/6/2026 13:27

Celso Amorim cobra regulação urgente das Big Techs e vê Inteligência Artificial como ameaça à soberania

0 0 0 0

371 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, subiu o tom contra o avanço predatório e desregulado das gigantes da tecnologia. Durante sua participação na XXIII Conferência de Segurança Internacional do Forte nesta terça-feira (16), o embaixador e ex-ministro das Relações Exteriores fez uma defesa enfática do fortalecimento do papel regulatório dos Estados e alertou que, no atual cenário, os riscos trazidos pela inteligência artificial e pelo monopólio das Big Techs superam de longe as oportunidades trazidas por essas inovações.

Para Amorim, a recusa sistemática das plataformas digitais em se submeterem às legislações locais representa uma afronta direta à vontade popular e ao pacto democrático. O assessor internacional ressaltou que o poder político e econômico acumulado por essas corporações não pode se sobrepor à autoridade dos governos eleitos pelo voto. Ele defendeu que a capacidade de supervisão estatal é o único instrumento capaz de garantir que o desenvolvimento tecnológico seja direcionado para o bem comum — como o combate à miséria, a proteção do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos —, em vez de servir apenas para a extração de lucro e a manipulação do debate público.

O diplomata também destacou o perigo geopolítico da concentração do desenvolvimento da inteligência artificial nas mãos de pouquíssimas nações ricas. Segundo Amorim, esse desequilíbrio tem o potencial de aprofundar drasticamente a desigualdade global e minar a soberania de países do Sul Global que ficam tecnologicamente dependentes. O posicionamento do assessor reforça a linha adotada pelo presidente Lula, que recentemente ampliou a fiscalização sobre conteúdos digitais via decreto, e ecoa o clima de expectativa em Brasília para a conclusão do julgamento histórico no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para esta quarta-feira (17), que definirá o nível de responsabilização jurídica das Big Techs por crimes e desinformação propagados em suas redes.

Com informações da CNN

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians