1989 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, declarou que a ordem jurídica internacional e a Carta das Nações Unidas deixaram de funcionar após a operação militar dos Estados Unidos que sequestrou o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Em discurso após reunião do Conselho de Segurança Nacional, Vucic afirmou que o episódio evidencia uma ruptura histórica na ordem global, onde “no mundo domina a lei do mais forte: quem é mais forte, pressiona, e esse é o único princípio da política contemporânea que existe hoje em dia”.
Diante do novo cenário de imposição pela força, Vucic anunciou que a Sérvia tomará medidas urgentes para fortalecer sua soberania e capacidade defensiva, duplicando a capacidade de suas Forças Armadas em 18 meses, aumentando o efetivo em 30% e elevando a potência de fogo em 100%. A decisão reflete o temor de que a ação norte-americana contra a Venezuela estabeleça um precedente perigoso para a autonomia de nações que resistem à ingerência das potências ocidentais.
A crítica severa de Vucic soma-se à crescente condenação internacional da operação dos EUA, que justificou o ataque como combate ao narcotráfico após impor um bloqueio naval a Venezuela e deslocar um porta-aviões, um submarino nuclear e milhares de soldados para a região. A posição sérvia, um país que historicamente sofreu com intervenções e bombardeios da Otan, ressoa como um alerta global sobre o colapso do multilateralismo e a volta a uma era onde a soberania é determinada pelo poder militar bruto, ameaçando a estabilidade mundial.
Com informações da teleSUR
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.