387 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na manhã desta quarta-feira (10), uma falha no Instagram gerou forte suspeita de censura ao fazer com que diversos perfis de políticos de esquerda e veículos de comunicação democráticos desaparecessem da busca da plataforma. O erro impediu que contas importantes fossem localizadas ou marcadas, no que foi interpretado nas redes sociais como uma tentativa de silenciamento.
Entre os afetados pelo sumiço misterioso estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Gleisi Hoffmann e parlamentares progressistas de destaque, como Glauber Braga (PSOL-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Maria do Rosário (PSOL-RS). A ex-deputada e pré-candidata ao Senado, Manuela d’Avila (PSOL), denunciou o problema em vídeo, pedindo que seus seguidores a acompanhassem em outras plataformas.
Manuela d’Ávila responsabilizou a Meta (empresa dona do Instagram) pelo sumiço de "dezenas de perfis relevantes" e levantou a hipótese de que a plataforma estaria tentando interferir nas eleições de 2026. A falha, segundo ela, seria uma tática de "censura" em meio à campanha das grandes empresas de tecnologia contra a regulação das redes sociais, um tema crucial para o governo Lula.
Assista ao vídeo:
ATENÇÃO: a Meta colocou OS PERFIS DE ESQUERDA INVISÍVEIS nas buscas durante a votação da anistia. Enquanto isso, os perfis de direita não sofreram punição. Os representantes da Meta precisam ser investigados pela Polícia Federal! pic.twitter.com/nOWE393l6s
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) December 10, 2025