1171 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A extradição da ex-deputada bolsonarista Carla Zambelli sofreu um novo revés na Itália. A audiência na Corte de Apelações de Roma, que estava marcada para esta quinta-feira (4), foi remarcada para o dia 18 de dezembro. O adiamento veio após a corte receber novos documentos apresentados pela defesa e, principalmente, em função de uma cobrança direta ao Brasil por garantias de condições carcerárias adequadas.
Zambelli está detida em Roma desde julho deste ano, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por ter invadido sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao deixar o Brasil em maio, pouco após a condenação, a ex-parlamentar passou a ser tratada como foragida pela Justiça brasileira.
A promotoria italiana tem até a próxima quarta-feira (10) para contestar a inclusão dos novos materiais que a defesa de Zambelli anexou ao processo. Possuidora de cidadania italiana, a defesa argumenta que ela deve ser julgada pela Justiça local e busca, com todas as forças, evitar sua extradição para o Brasil.
A sessão desta quinta seria a primeira a se dedicar ao julgamento do mérito da extradição. Audiências anteriores tratavam apenas dos pedidos da defesa para que ela aguardasse o processo em liberdade, mas o Judiciário italiano decidiu mantê-la presa, alegando risco de fuga. Zambelli viajou do Brasil, passou pelos Estados Unidos, e foi detida ao chegar à Itália.
A ex-deputada declarou, desde sua prisão, que buscará provar sua inocência e insiste que não teve participação na invasão ao sistema do CNJ. A Corte de Apelações de Roma aguarda a manifestação da promotoria sobre os novos documentos e, com a retomada do julgamento em 18 de dezembro, poderá finalmente avançar na decisão de enviá-la de volta ao Brasil para cumprir sua pena.
A Justiça brasileira, que a trata como foragida, monitora o processo que segue em lentidão. O primeiro adiamento da audiência já havia ocorrido em 27 de novembro, devido a uma greve de advogados à qual a defesa de Zambelli aderiu.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.